Avatar 2: Cameron diz por que franquia não é uma história de super-heróis

Imagem de: Avatar 2: Cameron diz por que franquia não é uma história de super-heróis
Imagem: 20th Century Studios

Lançado em dezembro de 2022, o filme Avatar: O Caminho da Água já se tornou um dos maiores lançamentos cinematográficos dos últimos tempos, se aproximando, até a produção desta matéria, da incrível marca de US$ 2 bilhões em bilheteria ao redor do mundo. Com isso, a obra já é o sétimo maior filme da história do cinema em termos de lucros. Um feito e tanto para a sequência de Avatar, que chegou 13 anos após o primeiro filme.

E, por falar no filme que lançou a franquia, uma observação: Avatar foi lançado em 2009, apenas um ano após a Marvel iniciar seu famoso universo cinematográfico (MCU) com Homem de Ferro (2008). Por isso, a obra criada por James Cameron foi amplamente comparada com outras histórias de super-heróis, algo que ainda acontece, especialmente após a chegada de Avatar 2. Mas, para Cameron, essas comparações não fazem sentido.

Em um entrevista ao B TV, o cineasta disse que Avatar é uma franquia mais consistente por apresentar apenas uma história central e apostar em apenas um vilão. O que não é o caso de filmes de super-heróis, que costumam ter várias narrativas e personagens diferentes. Nesse sentido, Avatar teria um direcionamento mais claro, segundo Cameron.

"Não é como uma história de super-herói, na qual há um novo vilão em todo filme. É o mesmo cara, certo? É o mesmo adversário ao longo de toda a trama. Mas como ele se desenvolve também é muito interessante ao passo em que trazemos adversários adicionais ao longo da história. Adversários adicionais e aliados adicionais", disse o diretor.

Apesar de não "desprezar" filmes de super-heróis, como outros de seus colegas de profissão (Martin Scorsese é um deles), Cameron já deixou claro que não é muito fã das produções, tendo feito críticas pontuais aqui e ali ao longo de sua carreira. Ele disse recentemente, por exemplo, que Avatar tem representações femininas muito mais fortes do que obras de super-heróis da Marvel e da DC.

Será que o diretor ainda conduzirá algum longa do gênero ou realmente continuará a deixa os herói de lado? Só o tempo dirá!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.