Stanley Kubrick: 5 filmes do cineasta para assistir

Imagem de: Stanley Kubrick: 5 filmes do cineasta para assistir
Imagem: Warner Bros. Pictures
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nascido em julho de 1928 na cidade de Nova York, o cineasta Stanley Kubrick se tornou um dos grandes nomes da sétima arte por suas produções , ângulos de gravação e estilo de direção.

Ao longo de sua carreira ele dirigiu cerca de treze longas-metragens, rendendo diversas obras que marcaram para sempre a indústria cinematográfica e a cultura pop em geral.

Se você pretende assistir filme, uma boa dica é conferir os clássicos que eternizaram Kubrick e fizeram seu nome um dos mais importantes da história do cinema. Abaixo, confira algumas indicações que podem ser vistas diretamente no streaming.

1. Laranja Mecânica (1971)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Baseado no livro de Anthony Burgess, o lançamento deste filme causou bastante polêmica, sobretudo por conta de suas cenas de violência. Em linhas gerais, a premissa do filme também quer discutir sobre a banalização da violência.

O protagonista é o jovem Alex DeLarge (Malcolm McDowell), que está inserido em uma gangue de delinquentes. Depois de ser preso, ele aceita participar de um experimento inovador para conquistar sua liberdade novamente. Nele, pessoas consideradas violentas passam por um severo tratamento para deixarem de agir dessa forma.

2. De Olhos Bem Fechados (1999)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Protagonizado por Nicole Kidman e Tom Cruise, a produção foca em um casal comum, cujo relacionamento não tem muitos conflitos.

Porém, depois que Alice (Kidman) revela suas fantasias e desejos a Bill (Cruise), ele fica interessado em realizá-las. A partir disso, os dois se envolvem com os membros de um clube sexual secreto, no qual há diversos mistérios e enigmas.

Esta produção foi o último filme de Kubrick, que faleceu dias após apresentar a versão final da obra.

3. O Iluminado (1980)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Embora o escritor Stephen King, autor do livro que deu origem ao filme,  afirme não gostar da adaptação das telonas, muitos consideram a obra como um dos melhores filmes da carreira de Stanley Kubrick.

Quando o inverno se aproxima, Jack Torrance (Jack Nicholson) e sua família se tornam os únicos hóspedes de um hotel localizado em uma área bastante remota. E enquanto eles zelam pelo local até que a alta temporada se reinicie, coisas estranhas passam a acontecer nos corredores.

4. Doutor Fantástico (1964)

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Kubrick produziu obras dos mais diversos gêneros, incluindo a comédia. Contando com o astro Peter Sellers no papel principal, Doutor Fantástico gira em torno de diversas autoridades que precisam tomar decisões para mudar o cenário de guerra nuclear em que estão inseridos.

Quando o General Ripper (Sellers) acredita que os comunistas estão planejando um novo ataque para dominar o mundo, ele ordena que as suas tropas invadam a URSS. Assim, cabe a aqueles que não enlouqueceram reverter a situação.

5. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

(Metro-Goldwyn-Mayer/Reprodução)(Metro-Goldwyn-Mayer/Reprodução)Fonte:  Metro-Goldwyn-Mayer 

Por fim, é preciso falar de um dos grandes clássicos do cinema, cujas cenas iniciais e também a trilha sonora influenciaram diversos outros produtores, roteiristas e diretores consagrados.

Ambientado no ano de 2001, de forma progressiva, o público acompanha o desenvolvimento tecnológico e as explorações espaciais realizadas pela equipe de Dave Bowman (Keir Dullea), um astronauta. A partir dele, os espectadores são apresentados ao computador Hal 9000 e seu comportamento controverso diante de uma missão arriscada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.