menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Minha Série

Romeo e Julieta: atores do filme de 1968 processam estúdio por abuso

Os jovens intérpretes de Romeu e Julieta no filme de 1968 processam a Paramount por cena de nudez; entenda!

Avatar do(a) autor(a): Jean Carlos Foss

schedule04/01/2023, às 10:10

Fonte:  Paramount 

Imagem de Romeo e Julieta: atores do filme de 1968 processam estúdio por abuso no tecmundo

Uma das primeiras versões de Romeu e Julieta, peça de William Shakespeare, para as telonas aconteceu em 1968. Dirigido por Franco Zeffirelli, o filme contou com Olivia Hussey e Leonard Whiting nos papéis principais e foi um grande sucesso na época, tendo sido indicada para quatro categorias no Oscar. Agora, 55 anos depois, a obra voltou para os holofotes, mas não por um bom motivo. 

A Paramount, uma das produtoras de Romeu e Julieta, está sendo processada pela dupla de protagonistas, Hussey e Whiting, que já está na casa dos 70 anos. Eles acusam o estúdio de abuso e exploração, uma vez que o longa exibe uma cena de nudez dos dois, que eram apenas adolescentes durante a produção da obra. O processo foi aberto em um tribunal de Santa Monica, na Califórnia, Estados Unidos. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Romeu e Julieta, de 1968, exibiu uma cena de nudez polêmica ao expor atores mirins.Romeu e Julieta, de 1968, exibiu uma cena de nudez polêmica ao expor atores mirins.

A descrição do processo revela que o diretor Zeffirelli, que morreu em 2019, garantiu ao elenco que não haveria cenas de nudez em Romeu e Julieta e que, na polêmica cena em questão, Hussey e Whiting usariam roupas especiais com cores de pele. Ou seja, não estariam nus. 

Contudo, nos últimos dias de filmagens, o cineasta havia implorada para que a dupla fizesse a sequência apenas com maquiagem no corpo. Do contrário, o filme "falharia". No período, Hussey tinha apenas 15 anos, enquanto Whiting tinha 16. 

O processo diz ainda que Zeffirelli havia, inclusive, dito aos atores onde a câmera ficaria, para que eles tivessem certeza que determinadas partes de seus corpos não apareceriam. Nesse sentido, os jovens teriam sido filmados nus sem saber, configurando desonestidade e abuso por parte da produção do longa.

O documento afirma que, devido ao filme, Hussey e Whiting sofreram muita angústia e danos emocionais por 55 anos, e perderam outros papéis por conta disso. E, de fato, a carreira dos jovens foi breve e nunca chegou a decolar, mesmo com o sucesso de Romeu e Julieta. A dupla pede US$ 500 milhões de indenização (mais de RS$ 2 bilhões).

Por enquanto, a Paramount não se posicionou sobre o assunto e não fez qualquer tipo de declaração. Fique de olho no Minha Série para mais novidades!

star

Continue por aqui