Arcos de Os Cavaleiros do Zodíaco: do melhor ao pior (ranking)

Imagem de: Arcos de Os Cavaleiros do Zodíaco: do melhor ao pior (ranking)
Imagem: Otaku USA Magazine/Reprodução

Os Cavaleiros do Zodíaco é mais do que um dos mangás mais famosos da história: é um dos animes mais populares, com muitas adaptações e sagas diferentes. Os personagens criados por Masami Kurumada há mais de 35 anos foram divididos, originalmente, em 28 volumes, com, aproximadamente, 200 páginas cada.

Sendo constituída de quatro sagas "originais" (Santuário, Blue Warriors, Poseidon e Hades), seu sucesso longevo levou a que filmes e outras séries tenham sido desenvolvidas. Para colocar ordem nesse montante de produções, vamos ranquear os títulos do pior ao melhor, sendo a qualidade dos roteiros a característica preponderante para tal.

Preparamos esta lista com as 8 sagas essenciais que, com certeza, vale a pena você conferir caso queira mergulhar no universo fantástico dos arcos de Os Cavaleiros do ZodíacoConfira as nossas indicações!

8. Santuário - Os Cavaleiros de Prata (1987)

(Fonte: Heroi X)(Fonte: Heroi X)Fonte:  Heroi X 

Quem conhece a franquia, sabe que há uma hierarquia entre os Cavaleiros do ZodíacoNa parte de baixo da "pirâmide" estão os Cavaleiros de Bronze; em seguida, vem os Cavaleiros de Prata, que possuem níveis mais elevados em habilidades de luta e 24 tipos de armaduras; por fim, os poderosos Cavaleiros de Ouro.

Neste que é o terceiro arco da franquia, os Cavaleiros de Prata são enviados para punir os Cavaleiros de Bronze, pois estes traíram o Santuário quando começaram a defender seus interesses particulares. Assim, um batalha entre os Cavaleiros de Bronze e de Prata começa a ser travada, gerando muitas emoções nos fãs.

7. Guerra Galáctica (1986)

(Fonte: Heroi X)(Fonte: Heroi X)Fonte:  Heroi X 

Guerra Galáctica está, sem dúvida, entre as mais queridas dos fãs (uma curiosidade: ela foi a primeira a ser exibida pela extinta rede Manchete, que popularizou os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil).

Nesta saga, conhecemos a história de Seiya e de seus amigos, que foram convocados para servir e defender uma garota chamada Saori Kido, que é, na verdade, uma reencarnação da deusa Athena.

Forma-se então um grande torneio, em que o vencedor levará a armadura de ouro de Sagitário. Neste arco especial, também conhecemos alguns personagens importantes da trama, como Seiya de Pégaso, Shiryui de Dragão e Hyoga de Cisne.

6. Batalha de Asgard (1988 - 1989)

(Fonte: Guariento Portal)(Fonte: Guariento Portal)Fonte:  Guariento Portal 

A Batalha de Asgard leva o universo de Os Cavaleiros do Zodíaco para uma terra coberta de neve e gelo situada no norte da Europa. Lá, uma menina conhecida como Hilda de Polaris surge como representante de Odin, o deus nórdico. Ela ora para preservar a terra, mas uma voz misteriosa aparece e pede para que ela destrua o Santuário.

Até aí, tudo ok. O problema começa quando Poseidon, que é um deus da mitologia grega tão importante quanto Athena, começa a controlar Hilda e Odin e declara guerra contra Seiya.

5. Saga de Poseidon (1988 - 1989)

(Fonte: Ei Nerd)(Fonte: Ei Nerd)Fonte:  Ei Nerd 

Conhecida por ser a menor fase deste anime (são 15 episódios no total), Saga de Poseidon é completamente baseada na penúltima saga do mangá. Ela aborda a descida ao reino dos mares, onde se combateria Poseidon, o deus responsável por este território.

As primeiras cenas exibem maremotos, tempestades e redemoinhos marinhos, assolando o Japão, a França, os Estados Unidos e algumas outras regiões europeias. O resultado é uma crise mundial que abala todos os continentes.

Embora os fãs não costumem relatar esta temporada entre as suas favoritas, Saga de Poseidon merece destaque aqui pelos aspectos diferentes que ela traz. Na maior parte dos arcos de Os Cavaleiros do Zodíaco, os combates envolvem apenas os próprios Cavaleiros, mas aqui os humanos também pagam pelos conflitos dos heróis.

Ou seja, os Cavaleiros do Zodíaco precisam salvar não apenas Athena, mas o mundo todo. E isso torna essa saga, no mínimo, bastante interessante.

4. Inferno - Saga de Hades (2005 - 2007)

(Fonte: Cav Zodíaco)(Fonte: Cav Zodíaco)Fonte:  Cav Zodíaco 

Inferno - Saga de Hades se inicia quando finalmente se esclarece as intenções da Shaka, que ficaram em suspenso ao fim da primeira parte da Saga de Hades.

A trama é a seguinte: após a queda, Seiya e Shun acordam e estão diante do portal do inferno. Precisam então enfrentar Hades, o que fazem com auxílio de Kanon e de Orfeu de Lira (um cavaleiro de prata que havia renegado Athena, Seiya e Shun).

A qualidade da animação talvez não seja a melhor entre todas as sagas. Ainda assim, Inferno - Saga de Hades traz algumas revelações sobre questões das sagas anteriores, além de dar uma sequência interessante à jornada de Seyia em Os Cavaleiros do Zodíaco.

3. Os Cavaleiros Negros - Saga do Santuário (1986 - 1987)

(Fonte: Heroi X)(Fonte: Heroi X)Fonte:  Heroi X 

Os Cavaleiros Negros são uma cópia idêntica dos principais Cavaleiros de Bronze, que, neste arco, competem pela armadura de ouro de Sagitário. Antes que alguém receba o prêmio, os Cavaleiros Negros roubam a armadura e fogem.

A saga dos Cavaleiros Negros possibilita um primeiro contato dos fãs com o grande inimigo Ikki de Fênix - que mais tarde se tornaria um herói e um personagem muito querido da franquia.

2. Batalha das Doze Casas - Saga do Santuário (1987 - 1988)

(Fonte: IGN Brasil)(Fonte: IGN Brasil)Fonte:  IGN Brasil 

Para muita gente, a Batalha das Doze Casas é o momento mais memorável de Os Cavaleiros do Zodíaco. Nesta saga, os heróis Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun precisam passar pelas Doze Casas dos Cavaleiros de Ouro para salvar Athena, que foi atingida por uma flecha envenenada.

Além disso, este arco traz batalhas e cenas emocionantes, especialmente as que envolvem o sacrifício dos Cavaleiros de Bronze. Aqui também conhecemos os poderosos Cavaleiros de Ouro que, quando corrompidos, tornam-se os principais rivais de Seiya e seus amigos.

1. Santuário - Saga de Hades (2002 - 2003)

(Fonte: IGN Brasil)(Fonte: IGN Brasil)Fonte:  IGN Brasil 

Prepare-se para um início de arco muito empolgante durante a Saga de Hades. Neste arco de Cavaleiros do Zodíaco, o rei do submundo, Hades, ressuscita espectros para atacar Athena e tentar dominar o mundo. Os Cavaleiros de Prata e de Ouro ainda o ajudam quando enviam um exército que deve invadir o Santuário de Athena.

Outro elemento importante da Saga de Hades é que finalmente conseguimos ver Mu de Áries em ação, e podemos analisar o poder dos Cavaleiros de Ouro quando eles se enfrentam uns aos outros. Este é um arco com um enredo bem desenvolvido, uma alta qualidade na animação, além de aberturas e encerramentos bastante inspirados. Não à toa, é um dos preferidos dos fãs da saga.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.