Will Smith: Academia já iniciou processo disciplinar contra ator; entenda!

Imagem de: Will Smith: Academia já iniciou processo disciplinar contra ator; entenda!
Imagem: Oscar 2022

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu um comunicado afirmando que avalia um processo disciplinar contra Will Smith. A medida é a primeira reação efetiva da Academia contra o ator, que, durante a 94ª cerimônia do Oscar, subiu ao palco e deu um tapa em Chris Rock. Durante o evento, o ator havia sido convidado a se retirar, mas não obedeceu o pedido.

No comunicado, a Academia fala que o comportamento de Smith representa “violações dos Padrões de Conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”.

O ator recebeu um aviso de 15 dias até que uma votação seja feita sobre uma possível ação disciplinar "que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta".

No dia seguinte após o evento, Smith se pronunciou nas redes sociais, pedindo desculpas pelo incidente. Ele já havia pedido desculpas na mesma noite, quando subiu ao palco novamente para receber a estatueta de Melhor Atuação por seu papel em King Richard: Criando Campeãs. O comunicado da Academia também pede desculpas a Chris Rock e demais convidados do evento, e lamenta pelos acontecimentos da noite.

“As ações de Smith no 94º Oscar foram um evento profundamente chocante e traumático para testemunhar pessoalmente e na televisão. Sr. Rock, pedimos desculpas pelo que você experimentou em nosso palco e agradecemos por sua resiliência naquele momento. Também pedimos desculpas aos nossos indicados, convidados e espectadores pelo que aconteceu durante o que deveria ter sido um evento comemorativo”.

Will Smith, Saniyya Sidney e Demi Singleton em 'King Richard: Criando Campeãs'.Will Smith, Saniyya Sidney e Demi Singleton em 'King Richard: Criando Campeãs'.Fonte:  IMDb 

Outras punições

Até hoje, apenas cinco pessoas foram expulsas da Academia. A primeira foi o ator Carmine Ciardi, em 2004, que foi expulso por compartilhar cópias de filmes — que são enviados aos votantes — para não membros da Academia. Em 2017 foi a vez de Harvey Weinstein ser expulso, após as acusações de abuso sexual. Em 2018, Roman Polanski e Bill Cosby foram expulsos pelo mesmo motivo, assim como o diretor de fotografia Adam Kimmel em 2021.

Caso Smith se junte ao grupo, isso significaria não participar mais de todos os eventos futuros da Academia, incluindo o Oscar. Ele também não poderia votar nos indicados das cerimônias futuras e passaria a ser considerado inelegível permanente para ganhar futuros prêmios da Academia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.