Matrix 4: Warner é processada por lançar filme no streaming; entenda!

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Imagem: Village Roadshow

A produtora e distribuidora Village Roadshow, conhecida parceira da Warner Bros., entrou com um processo contra o estúdio por quebra de contrato por ter lançado Matrix Resurrections simultaneamente nos cinemas e HBO Max (nos EUA).

Segundo os advogados da empresa, houve um fraco retorno financeiro sobre o valor investido — estratégia denunciada como proposital por parte da Warner com o objetivo de atrair novos assinantes para o streaming em prol da arrecadação em bilheterias.

Com a pandemia, o estúdio adotou o modelo de lançar um título no mesmo dia nas telonas e no catálogo de sua plataforma, decisão apontada como um esforço “coordenado e deliberado para esviscerar um valor considerável de uma propriedade intelectual que também pertence à Village Roadshow”.

Nesse sentido, a produtora alega uma tentativa da Warner em excluí-la de futuros direitos legais, como novas sequências e derivados em diferentes mídias.

Na reclamação, a Village Roadshow fez um quadro comparativo com os filmes da franquia para mostrar como a estratégia da Warner prejudicou o desempenho de Matrix Resurrections nas bilheteriasNa reclamação, a Village Roadshow fez um quadro comparativo com os filmes da franquia para mostrar como a estratégia da Warner prejudicou o desempenho de Matrix Resurrections nas bilheteriasFonte:  Deadline 

O último capítulo da franquia estrelada por Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss arrecadou cerca de US$ 37 milhões nas salas de cinema do país e aproximadamente US$ 150 milhões nas bilheterias ao redor do mundo.

No documento submetido hoje (07) à Corte Superior de Los Angeles, a produtora destaca que a relação entre as duas partes existe há mais de 25 anos, sendo que até hoje investiu cerca de US$ 4,5 bilhões para a produção de quase 100 filmes.

“O desempenho de Matrix Resurrections não foi apenas um resultado dessa tática, mas também um reflexo do aumento da pirataria que [a Warner] tinha conhecimento que aconteceria ao lançar o produto na plataforma no mesmo dia em que chegaria aos cinemas.

O resultado cumulativo foi devastador: a receita foi muito menor do que qualquer outro filme anterior da saga, iniciada há quase 20 anos”, afirmou a Village Roadshow no processo.

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