Lupin vs Sherlock Holmes: quem vence o embate dos detetives?

Imagem de: Lupin vs Sherlock Holmes: quem vence o embate dos detetives?
Imagem: Literatura Policial

Sherlock Holmes e Arsène Lupin são dois dos principais nomes da literatura policial. Enquanto o primeiro é o mais famoso detetive do mundo, Lupin é nada menos do que o criminoso mais genial de todos.

E não é por acaso que eles são tão parecidos. As histórias de Arthur Conan Doyle sobre um investigador esguio, imponente e astuto, capaz de solucionar o mais desafiador dos crimes, foi a principal influência do escritor Maurice Leblanc para criar uma espécie de "anti-Holmes".

A influência que Conan Doyle exercia em Leblanc era tão grande que o francês chegou a utilizar o detetive de Baker Street em uma de suas histórias. Sherlock Holmes Chega Tarde Demais coloca ambos os personagens diante de um mesmo mistério.

Porém, é Lupin quem se sai melhor, e ainda tem tempo para roubar o relógio do detetive inglês e devolvê-lo como um "cartão de visita" um tanto debochado.

Omar Sy em 'Lupin'.Omar Sy em 'Lupin'.Fonte:  IMDb 

Os personagens se encontraram outras vezes na literatura, mas como Conan Doyle não ficou muito feliz com a maneira que seu personagem foi usado por Leblanc, ele proibiu o francês de colocá-lo em outras histórias.

Foi assim que "nasceu" Herlock Sholmes, um detetive que aparece em três histórias de Leblanc: Arsène Lupin: Ladrão de Casaca, Arsène Lupin contra Herlock Sholmes: A Agulha Oca e 813: Os Três Crimes de Arsène Lupin.

Além da literatura, isso quase pôde ser visto na série Lupin. A produção não é uma adaptação dos livros de Leblanc diretamente, mas conta a história de Assane Diop (Omar Sy), um homem que comete crimes inspirados nos livros de Leblanc para tentar vingar a morte de seu pai.

Assim, caso a produção queira homenagear o detetive inglês, é provável que ele apareça como uma influência ou através dos fãs, como o criador da série, George Kay, falou à rádio Times.

“Falando honestamente, houveram [discussões]”, explicou Kay. “Há algumas ideias circulando em torno disso que eu tenho muito interesse em explorar. A fanbase de Arsène Lupin, que é evidente na história, terá que travar os chifres com os fãs de Sherlock Holmes. Ter esse tipo de diversão seria realmente legal, e não é algo que não tenhamos discutido”.

Mas o que esperar de um encontro entre duas mentes tão brilhantes, uma para cometer crimes e outra para solucioná-los? Uma pequena demonstração disso aconteceu no jogo de computador Sherlock Holmes Versus Arsène Lupin.

Na história, que se passa em julho de 1895, Sherlock Holmes e Watson recebem uma carta do lendário ladrão francês, que ameaça roubar cinco dos tesouros mais valiosos da Inglaterra na esperança de humilhar a "vaidade" dos ingleses.

Soufiane Guerrab em 'Lupin'.Soufiane Guerrab em 'Lupin'.Fonte:  IMDb 

Ele não apenas consegue, como em um dos roubos vai até o Palácio de Buckingham e rouba a rainha Vitória. No último crime, Holmes consegue chegar no local e confronta Lupin. Ambos reconhecem as habilidades um do outro e expressam suas admirações mútuas. A história do jogo se encerra com Holmes deixando o francês fugir, desde que ele devolva os tesouros que havia roubado até então.

Considerando que é pouco provável que a série utilize algum dos atores que interpretaram Holmes recentemente (Robert Downey Jr., Benedict Cumberbatch e Henry Cavill), uma vez que o próprio Lupin da série é apenas inspirado no personagem da literatura, é possível que a série utilize um detetive que goste dos livros de Conan Doyle para resolver os crimes.

Youssef Guedira (Soufiane Guerrab) já possui algumas características que podem ser aproveitadas desta maneira nas próximas temporadas.

Você gostaria de ver Lupin vs Sherlock Holmes na série da Netflix? Qual ator poderia viver o detetive inglês?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.