Sasuke: tudo sobre o Rinnegan do personagem de Naruto

Imagem de: Sasuke: tudo sobre o Rinnegan do personagem de Naruto
Imagem: TV Tokyo

Naruto é um dos animes mais amados da história e conta com personagens memoráveis. Um deles é Sasuke, detentor do Rinnegan do Rikudo em seu olho esquerdo. Saiba tudo sobre o poder do personagem!

O que é Rinnegan?

O Rinnegan é um Kekkei Genkai — técnica limitada à herança sanguínea — passado entre gerações do clã Otsutsuki, seres celestiais que viajam entre dimensões há incontáveis eras com o objetivo de drenar chakra e material genético dos mundos para atingir a divindade.

A técnica é considerada um dos "Três Grandes Dojutsu" ao lado do Byakugan e do Sharingan, e surgiu na Terra com a chegada de Hagoromo Otsutsuki, cuja mãe possuía o Rinne Sharingan.

Por muito tempo, o olho foi visto como uma ferramenta de auxílio à antiga Vontade Otsutsuki e principal meio na influência do clã entre mundos, visto que é o mais poderoso do trio de dojutsu. Para isso, os portadores do Rinnegan são capazes de despertar um estado superior chamado de Técnica dos Seis Caminhos, benção ligada diretamente ao poder e capacidade do usuário e que consiste em um conjunto de habilidades supremas, permitindo a liberação de imensas quantidades de energia sem que necessariamente haja desgaste físico.

(Fonte: TV Tokyo / Reprodução)(Fonte: TV Tokyo / Reprodução)Fonte:  TV Tokyo 

Os Caminhos — Deva, Asura, Humano, Animal, Preta, e Naraka —, inspirados na mitologia budista, representam o renascimento de reinos depois da morte e indicam toda a trajetória a qual os portadores do Rinnegan estão conectados.

Dentre os poderes despertados pelo Rinnegan, estão:

  • Manipular as forças de atração e repulsão
  • Absorver chakra e qualquer jutsu
  • Materializar armaduras e equipamentos
  • Absorver a alma do inimigo
  • Invocar pessoas e criaturas poderosas de outra dimensão
  • Controlar o Rei do Inferno
  • Ressuscitar pessoas ou trazer apenas as almas da Terra Pura
  • Controlar a gravidade, restringindo movimentos de inimigos
  • Dominar as naturezas ninjas

Para adquirir esses poderes, o detentor do olho deve passar por uma árdua jornada de sofrimento, indo metaforicamente do Inferno ao Céu. E isso inclui o personagem Sasuke, que teve uma grande trajetória em Naruto.

Para além do Tsukuyomi Infinito

Durante a Quarta Guerra Ninja, Uchiha Madara invocou a estátua Gedo Mazo, receptáculo vazio do Dez-Caudas, para utilizar o genjutsu supremo: o Tsukuyomi Infinito. A técnica, considerada a ilusão mais poderosa aplicada por portadores do Sharingan, cria uma enorme lua vermelha e coloca todas as pessoas em um sonho profundo e eterno, prendendo todos os seres vivos e absorvendo seu chakra. Porém, para quem possui o Rinnegan, nem mesmo essa técnica chega a ser um problema.

O dojutsu é a única forma de evitar que o genjutsu ocorra, especialmente por conta da Árvore Divina, principal fonte de poder do Tsukuyomi Infinito, e também possuir um Rinnegan em seu exterior, visto que o requisito da técnica é a reflexão do olho na superfície da lua — Madara utilizou seu Rinne Sharingan desperto, no caso. Assim, o portador do Rinnegan não é só capaz de desfazer todo tipo de habilidade, mas também de ser imune a qualquer uma que tenha como origem jutsus oculares.

O novo detentor: Uchiha Sasuke

Desde a chegada de Otsutsuki Hagoromo, considerado o precursor do ninjutsu moderno e um dos únicos capazes de domar todas as habilidades dos Seis Caminhos — Rikudo Sennin, o primeiro a ganhar o título de sennin —, o Rinnegan passou por uma série de outros herdeiros, com maior destaque para os membros do clã Uchiha.

Uchiha Madara foi o nome que quebrou a hereditariedade do Kekkei Genkai, já que obteve o Rinnegan de Hagoromo através de uma infusão de DNA, quando utilizou o material genético de Senju Hashirama, seu inimigo mortal e reencarnação de um dos filhos do Sábio dos Seis Caminhos, Asura. Apesar disso, o Rinnegan de Madara não se manifestou a tempo e a única opção foi retirá-lo antes de sua morte e implantá-lo em Nagato, a fim de manter o olho saudável para sua futura aparição como Edo Tensei (técnica proibida de Reencarnação do Mundo Impuro).

(Fonte: TV Tokyo / Reprodução)(Fonte: TV Tokyo / Reprodução)Fonte:  TV Tokyo 

Após a morte de Nagato, o dojutsu foi tomado por Obito, que alcançou o estado de Seis Caminhos e invocou os antigos donos das Biju (Bestas com Caudas), Roshi, Fu, Utakata, Han, Yugito e Yagura. Foi então que Madara conseguiu recuperar seu Rinnegan, após retornar com o Edo Tensei de Kabuto, e despertou o Rinne Sharingan, sendo capaz de usar o Tsukuyomi Infinito.

Sasuke foi o último ninja a despertar o Rinnegan, e seu caso, diferentemente dos antecessores, foi um evento de Kekkei Genkai, gerando um olho com seis tomoe e permanentemente ativo. Segundo as lendas, o Uchiha estava predestinado a manifestar a técnica ocular por ser reencarnação de Indra, o outro filho de Hagoromo e irmão de Asura, e teve acesso a uma ampla gama de habilidades distintas, incluindo a particularidade Ame-no-tejikara, que permite transportar qualquer coisa — inclusive a si próprio — entre o espaço-tempo.

(Fonte: TV Tokyo / Reprodução)(Fonte: TV Tokyo / Reprodução)Fonte:  TV Tokyo 

Com o Rinnegan, as habilidades de Sasuke foram significativamente ampliadas, e agora o ninja consegue mesclar os poderes oculares do Mangekyo Sharingan em seu dojutsu supremo, fortalecendo as técnicas Amaterasu, Izanagi e outros jutsus.

Rinnegan em Boruto: o fim de Sasuke?

No capítulo 53 do mangá Boruto, os fãs ficaram chocados durante o fim do arco de Isshiki Otsutsuki, quando viram Boruto ser possuído por Momoshiki, atacar Sasuke de surpresa e destruir o olho esquerdo, do Rinnegan, com uma kunai. O ataque, apesar de não ter desabilitado o Uchiha — dojutsu operam separados das fontes de chakra —, surgiu como uma possível vingança do vilão Otsutsuki, que teve seu olho destruído por Sasuke durante a missão de resgate de Naruto.

Agora, o Uchiha da Vila da Folha detém apenas as habilidades oculares de seu Mangekyo Sharingan, podendo invocar seu Susanoo e genjutsu, mas passa a ficar em desvantagem em relação aos vilões da série. Até o momento, não está claro se há possibilidades do olho ser recuperado, então Sasuke deverá enfrentar a perda de seus poderes e convencer os ninjas mais jovens de que o sacrifício é um encargo da vida de shinobi, ao mesmo tempo que se prepara para novas ameaças e o iminente retorno dos Otsutsuki.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.