Os Irregulares de Baker Street: o que é Ordem Hermética da Aurora Dourada?

Imagem de: Os Irregulares de Baker Street: o que é Ordem Hermética da Aurora Dourada?
Imagem: Netflix/Reprodução

O episódio 3 de Os Irregulares de Baker Street, série da Netflix que se passa no universo de Sherlock Holmes, apresenta aos telespectadores a Aurora Dourada, uma sociedade secreta real que investiga a atividade paranormal e o ocultismo.

A série, que se passa na Inglaterra vitoriana, é centrada em um grupo de adolescentes órfãos contratados para ajudar Sherlock e Dr. Watson em suas investigações criminais. Quando eles começam a examinar seu primeiro caso, os adolescentes logo percebem que esses crimes envolvem fenômenos paranormais e magia negra.

No segundo episódio, Spike descobre uma carta da Aurora Dourada endereçada a Watson. Posteriormente, a equipe de investigadores adolescentes enfrenta a sociedade secreta de frente após seu líder ter sido assassinado.

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

A sociedade retratada em Os Irregulares de Baker Street é baseada na Ordem Hermética da Aurora Dourada da vida real. Comumente chamada assim, a ordem foi fundada por três maçons em 1887. Eles estudaram uma coleção de documentos conhecidos, como manuscritos cifrados que supostamente incluíam feitiços para controlar os quatro elementos, assim como lições de alquimia, astronomia e tarô - iguais aos descritos na série.

No final do século IX, a Aurora Dourada tinha mais de 100 membros. Embora a ordem original não exista mais hoje, muitos dos símbolos e rituais do ocultismo moderno derivam dela, como aqueles praticados pelos seguidores da Wicca.

Como na produção do streaming, a lista de membros da sociedade secreta incluía, de fato, várias celebridades da era vitoriana, como a atriz britânica Florence Farr e o poeta irlandês William Butler Yeats.

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Além de ser um romancista best-seller, Sir Arthur Conan Doyle também era médico, cientista e um espiritualista. Por isso, alguns acreditam que o escritor era um membro da Aurora Dourada, mas não participava dos rituais do grupo, enquanto outros afirmam que ele educadamente recusou o convite da ordem. O que se sabe com certeza é que o autor tinha um profundo fascínio pelo ocultismo e era membro de outras organizações que investigavam a atividade paranormal.

A participação de Arthur Conan Doyle na Society for Psychical Research, por exemplo, além de outras atividades espiritualistas, fez parte da inspiração de muitos dos elementos mais místicos de seus livros de Sherlock Holmes.

Os 8 episódios de Os Irregulares de Baker Street estão disponíveis na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.