Os Simpsons: palavra inventada na série entra para o dicionário

Imagem de: Os Simpsons: palavra inventada na série entra para o dicionário
Imagem: Fox/Reprodução

Mais uma vez, a série Os Simpsons mostrou sua grande influência ao mundo. A produção criada por Matt Groening, que atualmente exibe sua 32ª temporada na Fox, criou a palavra Embiggens, em um episódio de 1996, e ela foi reconhecida recentemente por um grande portal da língua inglesa.

Embiggens apareceu pela primeira vez durante a transmissão da 7ª temporada, no intitulado “Lisa the Iconoclast” (Lisa, a Iconoclasta, em uma tradução livre). Na ocasião, a pessoa mais inteligente da família Simpson fica arrasada ao descobrir que o fundador da cidade de Springfield, Jebediah Springfield, era na verdade um pirata assassino.

(Fox/Reprodução)(Fox/Reprodução)Fonte:  Fox 

Dessa forma, ao querer compartilhar a informação com os residentes sobre a história real de Springfield, Lisa descobre que ninguém quer reconhecer que seu elogiado fundador odiava seu povo e não era nenhum pouco perfeito.

Embiggens: o que significa a palavra criada em Os Simpsons?

Ainda durante a exibição do episódio, Lisa segue procurando evidências e fontes que possam mostrar as verdadeiras intenções de Jebediah Springfield.

Ao se deparar com o lema da cidade — “um espírito nobre embiggens o menor dos homens" — alguns questionamentos vêm à tona pela professora Edna Krabappel, que nunca tinha ouvido falar do termo até se mudar para a cidade.

O lema da cidade de Springfield, com a palavra embiggens, fica exposto junto da estátua do fundador Jebediah Springfield. (Fox/Reprodução)O lema da cidade de Springfield, com a palavra embiggens, fica exposto junto da estátua do fundador Jebediah Springfield. (Fox/Reprodução)Fonte:  Fox 

De acordo com a definição da versão virtual do Oxford English Dictionary e também do dicionário Merriam-Webster, que já tinham registro da palavra desde 2018, Embiggens significa "tornar algo maior ou expandir”.

Agora, com a adição ao Dictionary.com, um dos maiores portais de referência da língua inglesa dos Estados Unidos, a palavra pode ser incluída definitivamente no vocabulário do mundo todo.

O que você achou dessa novidade?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.