Fake Famous: documentário da HBO expõe vidas falsas de influenciadores

Imagem de: Fake Famous: documentário da HBO expõe vidas falsas de influenciadores
Imagem: HBO/Reprodução

O novo documentário da HBO, Fake Famous, mostra a falsa vida que um influenciador leva. A produção uniu 3 cobaias para fazer um experimento: usar todos os truques possíveis para torná-los famosos.

A ideia nasceu quando o jornalista Nick Bilton, criador e realizador, falou a um de seus editores que conseguiria criar um influencer em 10 minutos, que lhe respondeu dizendo que o conceito poderia gerar um documentário interessante.

A partir daí, Bilton começou a colocar o projeto em prática. O escritor realizou um longo processo de casting para encontrar seus três objetos de estudo.

Os jovens escolhidos foram: Dominique, uma funcionária de uma loja de roupas aspirante a atriz; Chris, um estilista recém chegado à Los Angeles; e Wylie, uma assistente do mercado imobiliário.

Fake Famous: saiba mais sobre a ideia do documentário da HBO

Fake Famous mostra uma experiência surreal ao expor todas as formas que uma “pessoa normal” tem de ficar famosa nas redes sociais.

Em uma cena, por exemplo, uma das escolhidas se deita no jardim, sobre uma pequena piscina inflável, cheia de pétalas de flores, para tirar a foto perfeita que traz milhares de curtidas.

(HBO/Reprodução)(HBO/Reprodução)Fonte:  HBO 

Na verdade, eles revelam que tantos likes são provenientes de bots, perfis falsos pagos para fazer volume e servirem de fachada. Contudo, os números, mesmo que falsos, atraem marcas em busca de propaganda.

Bilton afirma que o projeto ainda permitiu que houvesse uma avaliação do impacto dessas estratégias na saúde mental, tanto dos criadores, quanto do público. Ele mostra a pressão que é criada em torno das redes sociais, que domina até mesmo os mais conhecedores de sua influência.

Fake Famous estreia na HBO dia 23 de fevereiro e será disponibilizado para streaming HBO Go, no Brasil. Não deixe de conferir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.