Santa Clarita Diet: comédia da Netflix com Drew Barrymore merece ser devorada (crítica)

Imagem de: Santa Clarita Diet: comédia da Netflix com Drew Barrymore merece ser devorada (crítica)

Santa Clarita Diet estreia na Netflix e traz elementos que devem agradar tanto a crítica quanto o grande público. Fonte da imagem: DIvulgação/Netflix

Comédia é possivelmente o gênero mais difícil de produzir, especialmente no que se trata de séries, seja na TV ou no streaming. O que pode ser engraçado para um, pode não ser para outro. E todo mundo concorda em uma coisa: humor é algo bastante pessoal.

Nos últimos anos, temos acompanhado aqui noMinha Série, essa questão envolvendo as séries de comédia. Muitos programas vieram e muitos acabaram prematuramente. Em uma época de audiência fragmentada e com tantas opções nos canais, fica ainda mais difícil para as comédias encontrarem seu público.

Comédias e seu público

Séries de comédia precisam de tempo para permitir que os atores encontrem seu ritmo e para que os espectadores possam assimilar seu estilo. É uma paciência que muitos espectadores e muitas emissoras já não têm mais.

Talvez seja por isso que temos visto o retorno do formato tradicional de sitcom na TV, que tem um apelo maior para o grande público. São séries como as novatas Kevin Can Wait e Man with a Plan (que estreiam este mês na Warner Channel no Brasil), que estão registrando boa audiência nos Estados Unidos, mas por outro lado não são muito bem recebidas pela crítica.

Casos como The Big Bang Theory, que segue liderando audiência e tem uma respeitável aceitação pela crítica, são cada vez mais rasos. A série, vale lembrar, precisou de tempo para conquistar os espectadores e estourou mesmo apenas no seu segundo ano.

Mas quando um programa alcança o sucesso como The Big Bang Theory, ele se torna de um valor inestimável para as emissoras – ajudando a alavancar a audiência de outras séries e agregando valor ao canal. Encontrar a fórmula de apelo popular e qualidade, porém, tem sido um desafio.

Comédias na Netflix

A Netflix não escapa das armadilhas do gênero. Basta olhar a discrepância de títulos originais de comédia do serviço de streaming para perceber que a operadora também está testando os gostos da crítica e do público.

Para cada produção elogiada, como Unbreakable Kimmy Schmidt ou Grace and Frankie, há uma irregular como The Ranch. Ao mesmo tempo, sabemos que a série original de maior acesso na Netflix no ano passado foi Fuller House, um revival que foi totalmente massacrado pela crítica, mas que congestionou o tráfego no streaming.

Acontece com frequência nesse gênero uma divisão entre os gostos do grande público e da crítica – mas talvez o algoritmo da Netflix, que consegue melhor do que ninguém analisar as preferências de seus assinantes, pode resolver esse dilema e encontrar uma receita de sucesso.

Santa Clarita Diet

Eis que estreia na Netflix a comédia Santa Clarita Diet, que parece ter os ingredientes certos para agradar tanto a crítica quanto os mais variados gostos do público.

Santa Clarita Diet contém uma mistura gostosa de ingredientes. Fonte da imagem: Divulgação/Netflix

A série traz Drew Barrymore como uma corretora de imóveis que vive uma vida monótona no subúrbio, ao lado de seu marido (o interessante Timothy Olyphant) e de sua filha adolescente (a revelação Liv Hewson). A rotina familiar muda por completo, no entanto, quando Sheila se torna uma zumbi após apresentar uma casa a possíveis compradores!

A transformação da personagem em uma morta-viva serve como crítica ao modo de vida nos subúrbios. Após despertar o apetite por carne humana, Sheila passa a viver para saciar seus desejos e, às vezes, sem conseguir controlar seus instintos mais primitivos. A verdade é que Sheila, morta, parece viver mais intensamente.

Barrymore apresenta um excelente timing cômico na série, equilibrando com perfeição as piadas mais sofisticadas e sutis, com cenas mais escrachadas e exageradas (tudo a favor do humor). A atriz entrega seu texto com a genialidade de grandes comediantes. O roteiro, é claro, ajuda muito. Em determinada cena, por exemplo, sua personagem comenta que ver um homem mexendo na horta é como ver sua refeição ser temperada – impagável!

Sheila e Joel se adaptam à nova condição alimentar. Fonte da imagem: Divulgação/Netflix

As interações de Sheila com seu marido, Joel, são ótimas, especialmente na ironia com que discutem a fome por carne humana. As trapalhadas do casal, enquanto eles tentam encontrar uma solução menos homicida para o recém-adquirido apetite de Sheila, são divertidíssimas. Timothy Olyphant traz também profundidade ao papel do marido, que tem dificuldade em entender o que acontece com a esposa, mas não quer a deixar na mão.

O elenco coadjuvante também se destaca em Santa Clarita Diet. A grande revelação parece ser a jovem Liv Hewson, que interpreta Abby, a filha do casal. A atriz chama a atenção logo no primeiro episódio, com grande domínio de cena e muita expressividade – e não fica nada a dever ao lado de atores veteranos.

Outra ótima adição ao elenco é o garoto Skyler Gisondo no papel do vizinho Eric que é apaixonado por Abby e que ajuda Sheila a entender sua nova condição. Gisondo já tem um currículo de respeito, mas se destaca com esse personagem, que poderia facilmente cair na caricatura, mas que se torna irresistível e muito divertido de se assistir.

Abby (Liv Hewson) e Eric (Skyler Gisondo): ótimos coadjuvantes. Fonte da imagem: Divulgação/Netflix

Ainda no elenco principal está o ator Ricardo Chavira (o Carlos Solis de Desperate Housewives), ótimo como o padrasto de Eric, um policial que está sempre fiscalizando a rotina de Sheila e Joel. Aliás, toda a vizinhança desse subúrbio é de figuras engraçadas – vide as vizinhas sempre dispostas a festejar e a falar mal dos maridos e do mundo.

O fato de todo o elenco estar em bom ritmo e com boa química já nos primeiros episódios é um dos aspectos mais positivos da série, o que ajuda muito a fisgar os espectadores eventuais que quiserem dar uma chance ao programa.

A primeira temporada de Santa Clarita Diet explora bem a transformação de Sheila, refletindo sobre as mudanças de rotina e a maneira como lidamos com situações estressantes e perturbadoras. A série avança rapidamente nessa trama, com as tentativas do casal de se adequar à nova condição alimentar – e garante grandes gargalhadas no caminho.

Unindo elementos e temas como zumbis, trabalho, humor e família (e smoothies de carne humana), e contando com um elenco afiado liderado por Drew Barrymore, a Netflix parece ter encontrado mesmo a receita de sucesso. Santa Clarita Diet deve saciar o apetite dos espectadores por uma boa comédia e deve ser devorado tanto pelo público quanto pela crítica.

https://youtu.be/qobxBv9x3Qk

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.