Conheça a história do memorial para heróis que aparece no filme Closer

Minha Série
Imagem de: Conheça a história do memorial para heróis que aparece no filme Closer

Se você assistiu ao filme Closer – Perto Demais, lançado em 2004, deve se lembrar de que um dos momentos mais marcantes do filme diz respeito à identidade da personagem vivida por Natalie Portman. Ela faz referência a uma pequenina construção, quase escondida nas ruas de Londres: o Memorial do Auto-Sacrifício Heroico.

Em 1887, o artista George Frederic Watts pensou em um monumento que homenageasse heróis do cotidiano. Ao longo dos anos, ele colecionara recortes de jornais sobre pessoas que tinham perdido a vida enquanto salvavam outras pessoas. Uma delas lhe chamava mais a atenção: Alice Ayres havia morrido em um incêndio, mas conseguira salvar os três filhos de seu patrão jogando-os pela janela do apartamento, logo após arremessar um colchão para amortecer suas quedas.

A princípio, ninguém apoiou a iniciativa de Watts. Por isso, ele precisou juntar recursos próprios para tirar a ideia do papel – algo que só aconteceu em 1900. O memorial foi inaugurado com apenas 4 placas e teve mais 9 inseridas por seu criador nos anos seguintes. Com a morte de Watts, em 1904, sua esposa assumiu o projeto.

O Memorial do Auto-Sacrifício Heroico conta a história de pessoas que deram a vida para salvar os outros

Nova placa depois de quase 8 décadas

Mary Watts continuou com a ideia do marido até 1931, quando o memorial já contava com 53 placas – mesmo tendo espaço para 120. Elas formavam uma parede repleta de homenagens a pessoas de diferentes idades que perderam a vida para salvar o próximo. Nas décadas seguintes, entretanto, o memorial foi praticamente esquecido.

Com o lançamento de “Closer”, muitas pessoas passaram a incluí-lo em seu turismo londrino. Em 2007, três anos após o lançamento do filme, uma mulher chamada Jane Michele pleiteou a inserção do nome de seu amigo Leigh Pitt entre os homenageados. O rapaz morrera enquanto salvava a vida de um garotinho de 9 anos que se afogava em um canal da cidade.

História de Alice Ayres foi uma das que mais comoveu o idealizador do memorial

Em um primeiro momento, os administradores do memorial não quiseram colocar mais uma placa na parede, mas acabaram cedendo aos pedidos de Jane e uma nova homenagem foi inaugurada 78 anos após a última ter sido colocada no lugar. O memorial está localizado no Postman’s Park, bem no centro de Londres.

Via Mega Curioso

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.