Alien está de volta: relembre os outros filmes da franquia

Minha Série
Imagem de: Alien está de volta: relembre os outros filmes da franquia

Alien: Covenant está em exibição nos cinemas e, por mais que a crítica não anime quem quer assistir ao título, a franquia da qual ele leva o nome, e também o diretor Ridley Scott, é muito respeitada há bastante tempo.

Se contarmos todos os filmes, Alien tem mais de 30 anos, com diversos longas-metragens na bagagem, desde os que traçam a história principal aos ‘canons’, comoAlien vs. Predador – mas, afinal, você conhece a trama de todas essas produções?

O longa deste ano tenta pôr os ‘pingos nos is’ e se passa após os eventos de Prometheus, mas falaremos dele daqui a pouco. Como se trata de uma franquia muito grande, repleta de Xenomorfos nas mais curiosas situações, decidimos criar uma lista com detalhes de todos os filmes lançados até hoje, excluindo aqueles que não fazem parte da história principal.

Portanto, se você vai assistir aAlien: Covenant, mas não tem como ver todos os títulos anteriores, saca só a nossa listinha e fique por dentro de tudo o que é mais importante no enredo:

Prometheus (2012)

https://www.youtube.com/embed/34cEo0VhfGE

Prometheus conta mais os precedentes dos filmes principais da franquia Alien. Para Ridley Scott, que dirigiu também esse longa, o título é praticamente independente, mas reserva aspectos como universo, tempo e personagens que são comuns ao restante da série como um todo.

A história do filme se passa na segunda metade do século XXI, quando a tripulação da nave Prometheus segue em busca daqueles creditados como os ancestrais da vida e da humanidade na Terra, os chamados engenheiros. Enquanto viajam pelo espaço, os tripulantes entram em uma espécie de sono criogênico, sendo que apenas David, o androide, monitora o percurso e analisa os dados coletados.

Assim que chegam à Lua LV-223, a suposta casa dos engenheiros, a tripulação encontra uma raça extinta e um líquido preto que até então parecia inofensivo, uma mera obra dos alienígenas já mortos. É aí que uma tempestade os obriga a voltar à nave, mas dois tripulantes, Millburn e Fifield, ficam presos no local e são brutalmente atacados por uma espécie de cobra extraterrestre. O sangue corrosivo do bicho derrete o capacete de Fifield e os dois são encontrados mortos pela equipe tempos depois.

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Enquanto isso, pouco após os tripulantes voltarem para a nave, Elizabeth e Charlie têm relações sexuais; sendo que, minutos antes, David havia infectado Charlie com amostras do líquido preto encontrado pela equipe. Elizabeth agora está grávida de um filho que é, na verdade, um bebê Alien – sim, entendemos como isso pode parecer confuso de se imaginar.

Elizabeth decide abortar o Alien com a ajuda de um equipamento cirúrgico e consegue, descobrindo logo em seguida que toda a estrutura vista em LV-233 é uma base dos engenheiros que desenvolvia uma arma biológica da qual perderam o controle. Seu plano final é destruir a Terra e nós, a humanidade, mas Elizabeth precisa impedi-los.

Muitos entendem Prometheus como o surgimento da história de Alien: no momento em que Elizabeth usa o seu ‘filho’ para atacar um engenheiro, ele deposita um ovo no corpo da vítima e acaba dando origem ao primeiro Alien como o conhecemos. No entanto, o próprio Ridley Scott nega essa teoria e diz que a ligação entre Prometheus e a franquia como um todo é fruto de alguns pontos em comum, apenas.

Alien: Convenant (2017)

https://www.youtube.com/embed/svnAD0TApb8

Alien: Covenant é o mais novo longa-metragem da franquia e se passa entre Prometheus e o primeiro filme da série principal. Contando com Michael Fassbender como David, o androide do título anterior, o lançamento retratará uma nova equipe na nave colonizadora Covenant, que, desta vez, busca ocupar outros mundos.

As estrelas deAlien: Convenant são James Franco (em papel não-creditado), interpretando o capitão Jacob Branson, e Katherine Waterson (de Animais Fantásticos e Onde Habitam), no papel de sua esposa Daniels. No enredo, Jacob e os tripulantes da Covenant seguem a caminho de um planeta paradisíaco, aparentemente perfeito para a vida humana.

Como era de se esperar de Ridley Scott, o novo mundo está repleto de Xenomorfos e conta com mais um participante especial além de David: Elizabeth. Após os eventos ocorridos em Prometheus, a arqueóloga chegou a casa dos engenheiros e finalmente saberá a verdade.


Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Assim como em todos os filmes da série, o primeiro encontro entre humanos e Aliens se deu por um engano: ao receber um sinal que acreditavam ser um pedido de ajuda, os tripulantes da Nostromo, uma nave rebocadora gigantesca, decidem visitar a Lua LV-426 e tentar decifrar a origem da mensagem.

Ao se destacar da carga que estava rebocando, o grupo danifica a sua nave e fica preso na Lua alienígena. É aí que o Capitão Dallas, o Primeiro Oficial Kane e a Navegadora Lambert decidem investigar a região em busca de quem havia enviado a mensagem de ajuda.

Pouco após explorarem o ambiente, como já se esperava, os líderes descobrem que nem tudo era como pensavam: além da mensagem não pedir ajuda alguma, por mais que o trio não soubesse disso, a nave da qual partia o sinal era uma estrutura alienígena, repleta de ovos extraterrestres e habitada por uma criatura grotesca – que ataca brutalmente Kane e se fixa ao seu peito.

Kane não morre, mas é levado de volta à Nostromo e consegue se livrar do Alien preso ao seu peito algum tempo depois.

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Apesar de acordar aparentemente bem, no dia seguinte, o oficial sofre de uma crise convulsiva e de constantes engasgos logo após almoçar com a tripulação. É neste momento que o clímax do filme se aproxima: um Alien rasga o peito de Kane de dentro para fora e, como uma espécie de parasita, abandona o corpo completamente destruído de sua vítima.

É aí que ele passa a caçar cada um dos tripulantes da Nostromo, matando todos com a exceção de Ripley e Jonesy, uma tripulante que não fazia parte do comando e o seu gato, respectivamente. Antes de finalmente voltar ao caminho da terra, Ripley descobre que Ash, outro membro da equipe, é na verdade um androide destinado a trair sua corporação e enviar o Alien para a Terra.

Não aprendem que não se pode confiar em androides?

Aliens (1986)

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Aliens dá sequência ao filme de 1979, mostrando Ripley acordando de um sono criogênico e sendo requisitada para voltar à Lua LV-426, lugar onde sua antiga tripulação foi dizimada, sem sequer entender o porquê.

Como toda boa heroína, Ripley retorna ao local de seus piores pesadelos, atendendo ao pedido das corporações Weyland-Yutani, e descobre que uma completa civilização Alien – inclusive uma espécie de rainha deles – havia tomado o local e dizimado a população humana introduzida no ambiente. Durante as investigações, a protagonista ainda encontra Newt, uma garotinha aterrorizada pelos eventos ocorridos e que, obviamente, precisa ser salva pela Tenente.

Mais uma vez, uma traição é responsável pelo plot final e, desta vez, as coisas foram piores para o traidor – um representante da Weyland-Yutani que, ao contrário do que se pensava, estava interessado mesmo era em trazer os ovos ETs para a Terra e realizar estudos com eles. Carter Burke, como ele era chamado, foi morto por um Alien da maneira mais brutal e merecedora, nos momentos finais do filme.

Após se reunir com Bishop e Hicks, membros do grupo que viajara com Ripley, a Tenente salva a garotinha Newt, e todos os quatro fogem para longe do seres malignos e extraterrestres.

Alien 3 (1992)

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Alien foi ficando mais visceral e violento a cada um dos seus lançamentos, como você pôde notar. Um fato que corrobora essa afirmação foi a morte prematura, durante os primeiros minutos de Alien 3, das personagens Newt e Hicks. Nesse terceiro filme, Ripley está fugindo dos eventos de Aliens (1986) enquanto sua nave se acidenta e cai em Fury 161, uma colônia prisional de segurança máxima e cheia de criminosos violentos.

Após encontrar uma série de corpos mutilados por toda parte, a Tenente suspeita que algum Alien – ou a forma ‘infantil’ deles batizada como facehuggers – havia invadido a sua nave e agora estava no local. As suspeitas são confirmadas e durante basicamente o restante do filme, Ripley lidera os internos contra a criatura maligna, que agora não tem mais a forma humanoide.

https://www.youtube.com/embed/rDrF9LFn_cc&feature=youtu.be

Apesar de Alien 3 se resumir muito mais à carnificina do que à profundidade de roteiro – ativando escudo antipedradas – o filme foi interessante para dar um novo conceito e um novo final aos títulos da série: além de descobrirmos que Aliens podem infectar outros mamíferos além de humanos, como foi com um cão no longa em questão, o fim da história se deu por Ripley ter de se sacrificar para matar o extraterrestre que agora ela carrega dentro de si.

Também ao fim, descobre-se que o Alien presente em Ripley vem desde o filme anterior, o que deixa nossos corações em paz com relação ao cão monstro do terceiro filme.

Alien: Ressurreição (1997)

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

É claro que Ripley não ia escapar tão facilmente e, no terceiro filme,Alien: Ressurreição, cientistas do ano 2379 decidem ressuscitá-la utilizando técnicas de clonagem. Por mais que o experimento tenha dado tecnicamente certo, o tiro sai pela culatra e, como nós nunca somos iguais aos nossos clones, ao menos não na ficção, Ripley entra em um dilema ético, moral e emocional ao ter que, no fim da trama, matar um outro espécime Alien que geneticamente poderia ser considerado seu filho.

O que acontece é que na hora de clonar Ripley, cientistas da Weyland-Yutani misturaram o seu DNA com o do Alien presente em seu corpo na hora de sua morte; isso deu a ela certas habilidades extraterrestres e com certeza ajudou a modificar o pensamento da personagem.

https://www.youtube.com/embed/d0s9sG_kWyY&feature=youtu.be

Estando no meio do conflito entre sua parte ET e sua parte humana, Ripley é um péssimo Alien e um péssimo ser humano. Veja, não estamos tentando expor uma análise crítica sobre o filme, mas é preciso dizer que esse final foi considerado abaixo da média até pelos envolvidos na produção.

Alien está de volta, dê mais uma chance

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Se você gosta de ETs, mortes e muita destruição, Alien, em seus filmes novos ou antigos, tem tudo para agradar. Mas, se você tem medo de acabar decepcionado, vá ao cinema sem ligar muito para os clássicos. A série marcou um gênero, disseminou a ficção científica e se tornou vítima da sua própria expectativa; Alien não precisa ser uma revolução cinematográfica, não de novo.

Este texto foi escrito por Fernando Telles via N-Experts.

Que tal nos dar a sua opinião sobre os filmes aqui nos comentários?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.