Batman pede Mulher-Gato em casamento nos quadrinhos: análise e implicações

Minha Série
Imagem de: Batman pede Mulher-Gato em casamento nos quadrinhos: análise e implicações

Saiba como o projeto Rebirth e a atual fase do Homem-Morcego levaram a esse acontecimento histórico!

Batman #24, que chega às lojas estadunidenses nesta quarta-feira (7), traz uma grande mudança para a vida do Homem-Morcego: Bruce Wayne pede a mão de Selina Kyle, mais conhecida como Mulher-Gato, em casamento. WTF? Sim. Mas o isso quer dizer? Quais são as implicações e por que isso aconteceu?

Fonte da imagem: Reprodução/DC Comics

ANTES DE MAIS NADA, É PRECISO DIZER QUE HÁ SPOILERS em relação aos eventos publicados atualmente pela Panini Comics no Brasil. Portanto, se você não quer saber, é melhor parar por aqui.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o episódio faz parte da reformulação dinâmica causada pelo one-shot Rebirth, lançado no ano passado pelas mãos do roteirista Geoff Johns. Em linhas gerais, o escritor tinha como missão corrigir três coisas que sumiram com o reboot dos Novos 52: esperança, amor e legado.

Fonte da imagem: Reprodução/DC Comics

A volta do Kid Flash original

A primeira coisa que Johns fez foi reintroduzir o tradicional Wally West como Kid Flash e dar pistas sobre o paradeiro da Sociedade da Justiça, com a grande revelação de que os personagens de Watchmen talvez fossem os responsáveis pelo fim do amor e da esperança nos Novos 52 — o que faz sentido, porque isso parece ausente no universo de Alan Moore.

Em seguida, o roteirista trouxe de volta os casais que desapareceram entre os anos de 2011 a 2015, como o Arqueiro Verde e a Canário Negro e Superman e Lois Lane. A DC Comics inclusive aceitou o “super filho” Jonathan Kent como canônico. É aí que entra a atual fase do Batman.

Fonte da imagem: Reprodução/DC Comics

O escritor Tom King assumiu um grande pepino quando substituiu o ótimo Scott Snyder no título mensal do Homem-Morcego. Mas, como dá para notar, o cara realmente tinha umas surpresas na sua manga.

O Batman de Tom King

Logo ao assumir o principal título do Homem-Morcego, King aproximou o herói à Mulher-Gato. Em seguida, Bruce fez uma revelação chocante, que mudou o que todos sabiam sobre seu passado: ele confidenciou à Selina que já havia tentado suicídio quando criança. Isso faz sentido no comportamento do Batman e muda um pouco a visão "romântica" e desatualizada de que ele só combate o crime porque até hoje não consegue superar a morte dos pais.

Com essa nova prerrogativa, ele combate o crime porque se sente melhor pensando nos outros e já não liga mais para si mesmo. Esse ímpeto autodestrutivo fica mais alinhado com o que o personagem se tornou nas últimas décadas.

Recentemente, no arco The Button, Batman e o Flash Barry Allen investigam mais a fundo o botão do Comediante — de Watchmen — deixado na Batcaverna durante a história de Rebirth. Ao final, Bruce Wayne fala com seu próprio pai, Thomas Wayne, em versão Batman do universo Flashpoint.

Fonte da imagem: Reprodução/DC Comics

Na tocante edição, ele ouve um grande conselho: "Bruce, não seja o Batman. Deixe o Batman pra lá e vá viver sua vida, é o que seu pais desejam". Isso trouxe um "closure" para a vida de Bruce e reforçou a ideia de ele ser um herói por outras motivações.

E aí vem o casamento...

É aí que seguimos para essa edição 24. Bruce começa a pensar na possibilidade de um dia se aposentar, quem sabe deixar ser ajudado e ser mais generoso com alguém. E qual é a pessoa que se encaixa nesse perfil? A Mulher-Gato. É aí que entra o amor. E é aí que o planejamento de Johns continua com o projeto Rebirth.

Esses arcos e grandes mudanças graduais, mais dinâmicas, são a forma que a DC — e a Marvel, diga-se de passagem — tem encontrado para evitar os grandes reboots e “eventos de verão”, que vêm perdendo força junto aos leitores, não somente pela avalanche de títulos que eles precisam comprar, mas também porque demoram muito. Algo imperdoável para um mundo veloz e conectado, de leitores cada vez mais ocupados com outras mídias.

Fonte da imagem: Reprodução/DC Comics

A expectativa é de que isso atualize os personagens de mais de 70 anos de vida e os deixe mais alinhados com seu público, que já recebeu bem as mudanças com o Superman, por exemplo. E olha que, com essa união, o legado da Batfamília pode aumentar ainda mais...

Este texto foi escrito por Claudio Yuge.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.