Polêmica: James Cameron critica Mulher-Maravilha, mas diretora responde!

Imagem de: Polêmica: James Cameron critica Mulher-Maravilha, mas diretora responde!

O diretor James Cameron, responsável por obras como Titanic, Avatar e O Exterminador do Futuro, gerou polêmica ao criticar durante uma entrevista ao The Guardian a representação da Mulher-Maravilha no filme de Patty Jenkins.

Segundo o cineasta, “Toda a celebração que Hollywood está fazendo sobre Mulher-Maravilha é mal orientada; ela é um ícone objetificado – é apenas a Hollywood masculina de sempre fazendo a mesma coisa".

“Não estou dizendo que não gostei do filme, mas para mim, é um passo para trás. Sarah Connor não era um ícone de beleza. Ela era forte, era inquieta, uma mãe terrível, e ganhou o respeito do público através apenas de sua bravura. E para mim, (o benefício de personagens como Sarah) é tão óbvio; afinal, metade do público é feminino”, explicou Cameron.

Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures

O comentário do cineasta despertou a fúria dos e das fãs de Mulher-Maravilha, que não viram problemas na representação da heroína da DC nas telonas.

Quem saiu também em defesa da produção foi a diretora Patty Jenkins, que soltou o seguinte comunicado através do Twitter:

“A incapacidade de James Cameron de entender o que a Mulher-Maravilha é, ou representa, para mulheres de todo o mundo não é surpreendente, pois, embora seja um grande cineasta, ele não é uma mulher. Mulheres fortes são importantes. Seu elogio ao meu filme Monster, e nosso retrato de uma mulher forte ainda que danificada foi muito apreciado. Mas se as mulheres devem sempre ser difíceis, duras e perturbadas para serem fortes, e se não somos livres para ser multidimensional ou celebrar um ícone das mulheres porque ela é atraente e amorosa, então não avançamos muito”, rebateu Jenkins.

“Eu acredito que as mulheres podem e devem ser TUDO, assim como os personagens masculinos. Não há um tipo certo ou errado de mulher poderosa. E a enorme audiência feminina que fez o filme ser um sucesso certamente pode escolher e julgar seus próprios ícones de progresso", complementou a cineasta.

{@@blockquote class="twitter-tweet" data-lang="en"@@}{@@p lang="und" dir="ltr"@@}{@@a href="https://t.co/8zkJXHLCJW"@@}pic.twitter.com/8zkJXHLCJW{@@/a@@}{@@/p@@}— Patty Jenkins (@PattyJenks) {@@a href="https://twitter.com/PattyJenks/status/900917648015405062"@@}August 25, 2017{@@/a@@}{@@/blockquote@@}
{@@script async src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"@@}{@@/script@@}[/nznembed]

Veja também: Mulher-Maravilha: poder feminino dos bastidores às telas (uma análise crítica)

E você, o que acha do comentário de James Cameron sobre Mulher-Maravilha e da resposta da diretora Patty Jenkins? Comente abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.