15 detalhes que criam a atmosfera oitentista de Stranger Things na 2ª temporada

Minha Série
Imagem de: 15 detalhes que criam a atmosfera oitentista de Stranger Things na 2ª temporada

Stranger Things é um poço profundo de referências aos anos 80, algo que é fundamental na criação dos Duffer Brothers para criar a atmosfera perfeita para que o espectador se sinta inserido naquele universo. Assim como a primeira, a segunda temporada foi repleta de detalhes oitentistas que podem ter passados despercebidos por você.

1 – Mad Max

Apesar de Mad Max ser mais conhecido pelas gerações mais recentes pelo excelente Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015, o primeiro filme da franquia foi lançado em 1979 e ganhou sua sequência 2 anos depois. É inspirado no universo de George Miller que a garota Maxine (Sadie Sink) acaba criando o apelido que vai para a primeira posição do fliperama de Dig Dug.

https://www.youtube.com/embed/mrvmDJxq86I

2 – Dig Dug

Dig Dug é um dos clássicos jogos de fliperama dos anos 80. O game foi criado pela empresa Namco e tem como objetivo eliminar monstros que estão no subsolo, algo que acaba sendo o futuro dos garotos ao combater os tentáculos que estão putrificando Hawkins. Outro game que aparece no Arcade é Dragon’s Lair, no qual você é um cavaleiro que precisa resgatar a princesa. Curiosamente, Lucas (Caleb McLaughlin) faz uma referência a Dustin (Gaten Matarazzo) de que ele ficará com a princesa, mostrando o que aconteceria na disputa entre os dois pela Max.

3 – Exterminador do Futuro

Os Duffer Brothers mostram o cuidado que têm em ambientar os acontecimentos de Hawkins com o período correspondente da vida real em pequenos detalhes, e esse é um deles. A série inicia a segunda temporada precisamente na semana de estreia de O Exterminador do Futuro nos Estados Unidos, por isso esse é o longa que aparece em destaque na fachada do cinema da cidade.

4 – Três Mosqueteiros

Dustin se apegou ao monstro que encontrou na lixeira de sua casa e decidiu que deveria alimentá-lo, algo que ele não fazia ideia do quão prejudicial seria futuramente. Ao oferecer o doce 3 Musketeers (três mosqueteiros, em português), o garoto decide que a criatura vai se chamar D’Artagnan, o personagem de cabeça-quente das histórias clássicas de Alexandre Dumas. Gremlins também é uma referência ao perigo de alimentar criaturas estranhas que podem ficar monstruosas.

5 – Anne of Green Gables

Jim Hopper (David Harbour) tem uma relação especial com o livroAnne of Green Gables. Ele aparece lendo o romance de Lucy Maud Montgomery para sua filha Sarah na primeira temporada, enquanto na segunda quem tem interesse pela publicação da escritora canadense é Eleven (Millie Bobby Brown). Apesar de ter sido publicada em 1908, a obra foi adaptada diversas vezes para mídias diferentes, sendo uma delas a série Anne with an E, da própria Netflix. A história também tem um paralelo com a de Eleven, já que a protagonista da trama também é uma órfã.

6 – Garotos Perdidos

O filme sobre vampiros na Califórnia não é uma referência direta, mas é muito mais sentida quando Billy (Dacre Montgomery) está em cena. Ele tem o estilo de parte dos personagens mais importantes do longa dos anos 80, além de ele e o protagonista do filme passarem pela experiência de precisarem se mudar. Algumas aparições do irmão de Maxine também recriam o clima de Top Gun, outro sucesso das telonas dos ano 80.

7 – Alien

Alien: O Oitavo Passageiro é um dos filmes mais cultuados dos anos 80, principalmente por tudo que o Ridley Scott conseguiu criar para dar aquele clima sombrio a uma trama tão centrada na ficção científica. O conceito de hospedeiro é algo básico para a existência dos Xenomorphos que aterrorizam os personagens da franquia. O intérprete do Dr. Owens (Paul Raiser) também atuou em Alien.

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/051/522/content_pic.jpg[/img]

8 – He-Man

Para os brasileiros, a animação He-Man foi uma das mais icônicas, por ter sido transmitida por diversos canais. Na série, Lucas tem um boneco do herói, mas ele não é o que mais aparece com o brinquedo, mas sim sua irmã Erica (Priah Ferguson). Ela coloca várias vezes o príncipe Adam para beijar sua Barbie.

9 – Farrah Fawcett

Em um dos episódios, Steve (Joe Keery) conta a Dustin os seus segredos para se dar bem com as garotas do colégio. Uma das dicas é sobre como deixar o cabelo com aquele topete firme. O personagem faz referência a um laquê da atriz e modelo Farrah Fawcett. Ela foi uma das protagonistas da série televisiva As Panteras.

10 – Trilha Sonora

Um dos segredos para criar uma ambientação coerente a uma década é inserir canções referentes àquele período. Os Duffer Brothers trazem de volta a canção “Should I Stay or Should I Go”, do The Clash, para lembrar a conexão que há entre os irmãos Jonathan (Charlie Heaton) e Will (Noah Schanpp); “Runaway”, de Bon Jovi, quando Eleven encontra Kali; e “Shout at the Devil” durante a festa de Halloween.

11 – Mind Flayer

Novamente os conhecimentos de RPG são importantes para derrotar um inimigo, mas dessa vez é Dustin que especifica a relação entre o monstro do Upside Down e o do livro de Dungeons & Dragons. Há até uma cena que detalha bem os atributos e as habilidades da versão do D&D.

12 – Caça-Fantasmas

Os garotos decidem se fantasiar como os protagonistas do clássico oitentista no Halloween e até cantam o refrão da música tema do longa. O mais curioso é notar que a fantasia de Will tem uma cor levemente diferente das dos outros meninos, uma linguagem visual indicando que ele não é igual a eles.

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/051/523/content_pic.jpg[/img]

13 – Star Wars

A Millenium Falcon de brinquedo do Mike (Finn Wolfhard) reaparece na segunda temporada quando o garoto está se lembrando de Eleven, mas ainda há uma referência à Estrela da Morte quando os meninos discutem o futuro do ainda pequeno Dart e até uma simbologia à forma como Eleven usa seus poderes psiônicos no sétimo episódio, relembrando os enforcamentos de Darth Vader.

14 – VHS

Hoje em dia, quase ninguém mais usa o videocassete, mas nos anos 80 a tecnologia fazia todo o sucesso. Assistir aos filmes pelas fitas era uma das formas mais comuns, algo que os primeiros episódios da segunda temporada apresentam. Joyce (Winona Ryder) aprende como verificar uma gravação com a ajuda do Bob (Sean Astin), o que acaba revelando a sombra do Mind Flayer na televisão.

15 – Polaroid

Em um dos episódios, Bob brinca com Jonathan dizendo que gravar as coisas seria o futuro, já que o jovem estava mais acostumado com tirar fotografias. Hoje em dia, isso é algo tão natural quanto tirar fotos e ver o resultado dela logo em seguida, algo típico da Polaroid. Isso também acontece quando as mães querem registrar como os meninos estão para a festa de Halloween e o baile da escola.

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/051/524/content_pic.jpg[/img]

Você se lembra de mais algum detalhe que tenha chamado sua atenção? Conte para a gente nos comentários.

Este texto foi escrito por Gustavo Rodrigues via N-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.