7 filmes de terror assustadoramente baseados em fatos reais

Minha Série
Imagem de: 7 filmes de terror assustadoramente baseados em fatos reais

Se você não é muito fã do gênero terror, deve respirar aliviado no momento em que os créditos aparecem na tela, e você se lembra que era tudo uma história de mentira. Contudo, nem sempre é assim. Já viu a frase “baseado em fatos reais” aparecer no início ou no final de algum filme? Pois é, alguns dos longas mais aterrorizantes do cinema possuem ocorrências reais em suas histórias. Pegue a pipoca, deixe as luzes acesas só para garantir e confira algumas produções com histórias não tão fictícias assim:

1.A Hora do Pesadelo


Você já deve ter ouvido falar do filme clássico da figura deformada que persegue adolescentes enquanto eles dormem, certo? Pois é, A Hora do Pesadelo eternizou a figura de Freddy Krueger que, no filme, era um homem que estuprou crianças e foi queimado vivo pela vizinhança, mas volta para se vingar através do sono. A história parece pura invenção do diretor, só que não.

Wes Criven, roteirista e diretor, teve essa ideia após ler um artigo de jornal sobre pessoas que morreram enquanto dormiam. Foram relatados diversos casos a respeito de homens do sul da Ásia que foram a óbito durante pesadelos, e o principal deles é o do filho de um físico. O rapaz não queria dormir de forma alguma — nem mesmo com a ajuda de remédios. Até que chegou um dia em que ele cochilou no sofá, e os parentes comemoraram de felicidade. Durante a noite, ouviram barulhos e gritos. Ao entrarem no quarto do rapaz, viram que ele estava morto.

2. Mar Aberto

Já pensou em como deve ser desesperador mergulhar e ser deixado para trás pelo barco que o levou? Os protagonistas do filme Mar Aberto passaram por essa situação assustadora. Daniel e Susan, além de terem sido esquecidos, estão sozinhos em alto-mar — e o pior de tudo: rodeados por tubarões.

O casal Tom e Eileen Lonergan passou pela história que inspirou o filme. Eles foram mergulhar na costa australiana e foram deixados para trás pela embarcação que os levou. Depois de dois dias, os donos do barco perceberam o ocorrido e voltaram para procurar o casal. Porém, não havia qualquer vestígio dos dois.

3. Brinquedo Assassino

Todos sabem que bonecos são alguns dos objetos mais indicados para filmes de terror, e não foi diferente com Brinquedo Assassino. O longa, que mais tarde seria considerado um cult entre os fãs do gênero, conta a história de um assassino que utiliza algumas técnicas de magia negra para transferir seu espírito para um brinquedo e sobreviver a ferimentos. Daí em diante, você já pode imaginar.

A história que inspirou o filme também é bem sinistra. Dizem que uma empregada doméstica trabalhava na casa de uma família que a tratava mal, mas eles não sabiam que ela tinha conhecimentos de magia negra. Então, ela deu ao filho da família um simpático boneco de pano amaldiçoado, e incidentes estranhos começaram a acontecer.

4. O Exorcismo de Emily Rose

Os fãs de filmes de possessões demoníacas já devem ter ouvido falar deste. O longa mostra o caso de Emily Rose, que começa a mostrar um comportamento estranho, e tudo indica que ela esteja passando por surtos de esquizofrenia e psicopatia. Porém, o padre Moore suspeita que a jovem esteja, na verdade, possuída, e a aconselha a parar de tomar remédios, de modo que ela acaba falecendo. O filme se passa durante o julgamento do padre, intercalando cenas no tribunal e durante o tratamento e o exorcismo de Emily.

Toda essa trama foi baseada na história de Anneliese Michel, uma garota alemã que acabou falecendo em 1976, depois de diversas tentativas de exorcismo. No fim, a versão oficial considerou que a garota era epiléptica, e tanto os padres envolvidos no exorcismo quanto os pais de Anneliese foram culpados de homicídio resultante de negligência.

5. O Massacre da Serra Elétrica

Se você não assistiu a este filme, com certeza ouviu falar dele ou viu alguma cena com o icônico assassino da máscara feita de pele humana. Aqui, a história é sobre um caso de massacre de mais de 30 pessoas que foi dado como encerrado pela polícia. Porém, com o passar dos anos, os policiais envolvidos foram acusados de terem matado o suspeito errado, e o único sobrevivente está pronto para contar o que realmente aconteceu no dia.

O que muitas pessoas não sabem é que o filme foi baseado nos crimes cometidos pelo assassino Ed Gein, que, mais tarde, também iria inspirar outros filmes que vamos mostrar aqui.

6. O Silêncio dos Inocentes

O filme que se tornou um ícone na carreira do ator Anthony Hopkins, no papel do dr. Hannibal Lecter, é um thriller policial intenso. A policial Clarice Starling, uma excelente estudante da academia de treinamento do FBI, é escolhida para tentar contato com Hannibal — que está preso por crimes de assassinato e canibalismo —, já que o psiquiatra pode ter boas visões sobre o caso das vítimas sequestradas e mortas pelo assassino Buffalo Bill.

A figura de Buffalo Bill teve dois criminosos como base. Ted Bundy, um homem charmoso e estudioso, era um deles. Ninguém suspeitava que ele fosse capaz de sequestrar e torturar suas vítimas — todas mulheres. Ed Gein, por sua vez, matava suas vítimas e guardava membros como troféus, fez uma roupa feminina de pele humana e outras bizarrices.

7. Annabelle

Aqui, temos outro filme envolvendo bonecos possuídos por alguma entidade. John Form encontra a boneca Anabelle e acha que seria um ótimo presente para sua esposa, que está grávida. Ele leva o brinquedo para casa, e coisas bem estranhas começam a acontecer.

Lembrou de Chuck? Pois é, as similaridades entre as duas produções não param por aí. Ed e Lorraine Warren são um casal que investiga casos paranormais e foi chamado para ver a boneca que, aparentemente, estava causando incidentes sinistros na casa de uma família. Eles levaram a boneca para casa, e um homem que a viu e desafiou morreu de forma misteriosa. Desde então, a boneca é guardada em uma caixa de vidro.

Este texto foi escrito por Danielle Cassita via N-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.