Arquivo X retorna de forma bombástica na 11ª temporada (spoilers)

Minha Série
Imagem de: Arquivo X retorna de forma bombástica na 11ª temporada (spoilers)

Após uma curta e não tão boa 10ª temporada, a série que acompanha os detetives de casos sobrenaturais e extraterrestres Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) voltou com tudo para mais um ano. O retorno foi com um episódio repleto de referências aos primeiros 9 anos da série e com revelações extremamentes impactantes — diferente do que foi mostrado no último ano, que foi apenas um fanservice para mostrar que eles estavam de volta.

A PARTIR DAQUI COMEÇAM OS SPOILERS SOBRE A SEASON PREMIERE!

No final do último episódio da 10ª temporada, vimos que Mulder estava prestes a morrer e Scully, presa com uma nave extraterrestre sobre sua cabeça. Aqui não: eles simplesmente estão sãos e salvos nos escritórios de Arquivo X, e nota-se que tudo isso que aconteceu com eles não passou de um mero sonho, criando uma apreensão e um medo em Scully, pois outras visões começam a aparecer. Após fazer alguns exames, ela tem uma visão com uma mensagem “Ache-o”, uma instrução para ela encontrar seu filho William.

Se, por um lado, a 10ª temporada foi apenas um sonho; por outro, as visões de Scully são mais do que reais e amedrontadoras e funcionam como um aviso de algo futuro. Em determinado momento, por exemplo, ela relembra vários acontecimentos da saga do vírus Spartan, e que ele será lançado em seu filho caso ela e Mulder não detenham o Canceroso (William B. Davis).

Mas o que deixou todos de queixo caído foi a revelação de que o Canceroso é o verdadeiro pai de William, e não Mulder. Em uma conversa com Skinner (Mitch Pileggi), vemos uma visão de 16 anos atrás, na qual o Canceroso engravida uma inconsciente e drogada Scully por meio de tecnologia alienígena, para poder criar a primeira criança super-humana. Isso significa que William é irmão mais novo de Mulder.

A partir disso, vimos a série ligar todos os pontos da 10ª temporada, mesmo sendo um completo sonho, e retomar a história do filho de Scully. Agora a série deve entrar nos seus episódios procedurais, com os casos rotineiros, mas sempre com alguma coisa que vai conectar ao plot principal da temporada. Bem provavelmente veremos a conclusão desse sonho só no último episódio, fato que já é comum na série.

Futuro após a 11ª temporada?

Infelizmente, essa deverá ser a última temporada de Arquivo X, pois, em dezembro do ano passado, Gillian Anderson disse que não retornará para um 12º ano. A atriz entende que a 10ª e a 11ª temporadas juntas formam uma única de 16 episódios, então já está de bom tamanho.

Gary Newman, CEO do grupo FOX de televisão, disse que ainda não existe nada confirmado sobre o final da série; algumas conversas já aconteceram, mas o término deArquivo X não é a única nem a primeira opção. Já Chris Carter, criador da série, foi mais enfático e disse que ele só retorna para fazer mais episódios se os dois protagonistas voltarem; ou seja, se Gillian decidir sair, ele sai junto.

No Brasil, Arquivo X é exibida pela FOX.

Este texto foi escrito por Pedro Henrique via n-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.