Quem é Sufjan Stevens, o cantor indicado ao Oscar de melhor canção original?

Minha Série
Imagem de: Quem é Sufjan Stevens, o cantor indicado ao Oscar de melhor canção original?

O cantor e compositor Sufjan (pronuncia-se “SOOF-yahn”) Stevens está concorrendo ao Oscar de melhor canção original com "The Mystery of Love", tema do filme Me Chame Pelo Seu Nome. Mas afinal, quem é ele?

Nascido em Detroit, dono de grande lirismo e riqueza instrumental, suas músicas estão frequentemente relacionadas à fé e à família. Aclamado pela crítica nos Estados Unidos, Sufjan Stevens é considerado parte do indie folk, mas suas influências vão além do jazz de Vince Guaraldi ao minimalismo acadêmico de Steve Reich.

Inclusive, é bem provável que você já tenha ouvido alguma de suas canções. "Death With Dignity" fez parte da série This Is Us. E se voltarmos um pouquinho no tempo, "All the Trees of the Field Will Clap Their Hands" apareceu nas séries Weeds e Nip/Tuck. Ainda, outras faixas estiveram nas seguintes séries: Friday Night Lights, The O.C., Ray Donovan, One Tree Hill e Grace e Frankie. Já no cinema, "Chicago" tocou em Pequena Miss Sunshine e Veronica Mars.

Atualmente residindo no Brooklyn, na cidade de Nova York, Stevens teve grande sucesso com o álbum Illinois, classificado pela Metacritic como o maior lançamento de 2005. Foi o segundo álbum de uma série em que Stevens lançou anteriormente, dedicados a todos os 50 estados dos Estados Unidos. Outros de seus projetos também acabaram seguindo o mesmo patamar, como The Age of Adz, no qual ele inovou com músicas eletrônicas, abandonando o seu estilo folk, e em 2015, com o álbum Carrie and Lowell.

Stevens também compôs a trilha sonora do documentário Beyond This Place e viajou com uma pequena orquestra para uma série de exibições e concertos. Mais tarde, lançou a composição “Tonya Harding”, inspirada na vida da patinadora Tonya Harding, que teve sua história retratada nos cinemas em I, Tonya (sua canção poderia ter se tornado um belo tema para o filme, se não fosse rejeitada pelos produtores).

De qualquer forma, ele não tem sido um mistério para os admiradores de música. Suas duas canções — “The Mystery of Love” e "Visions of Gideon" — em Me Chame Pelo Seu Nome estão aí para provar o seu enorme sucesso.

Veja também: Me Chame Pelo Seu Nome: escute a trilha sonora do filme em nossa playlist

Será que o ídolo do indie folk vencerá o Oscar de melhor canção original? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Este texto foi escrito por Fernando Fabretti via n-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.