menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Minha Série

Eu, Tonya: Margot Robbie brilha em um filme surpreendentemente inventivo (crítica)

schedule14/02/2018, às 23:47

Eu, Tonya é uma grata surpresa. A história de vida da patinadora Tonya Harding não segue a cartilha de produções do gênero e se apresenta de forma debochada, irônica e extremamente inventiva.

Margot Robbie interpreta a personagem titular, famosa por ter se envolvido em um escândalo durante as competições olímpicas de 1994, quando seu marido orquestrou um ataque contra sua rival, Nancy Kerrigan, quebrando seu joelho.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A produção, dirigida por Craig Gillespie, revela um pouco da criação e do contexto de Harding, que cresceu com uma mãe violenta que a pressionava para dar o máximo na patinação no gelo, em detrimento de sua própria educação.

undefinedFonte da imagem: Divulgação/NEON

Ainda que relate o ponto de vista de Harding sobre a história, o filme não tenta fazer um julgamento moral ou defender as ações da personagem; em vez disso, a trama prefere se ater à sua complicada condição humana e às diferentes opiniões e versões sobre o fatídico evento contra Nancy.

Em certos momentos, Eu, Tonya lembra um pouco o filme A Grande Aposta, que apresentava uma trama sobre Wall Street com intervenções, humor e cortes da narrativa. Aqui, vemos também a história ser interrompida por entrevistas, comentários – alguns hilários – e até mesmo cenas imaginadas e que nunca ocorreram na realidade.

Margot Robbie, por sua vez, está incrível no papel principal, entregando uma interpretação multidimensional da personagem e arrasando nas cenas de patinação no gelo – o que nos faz pensar que ela deveria ser a favorita ao Oscar este ano.

É uma pena que Eu, Tonya não tenha conseguido emplacar uma indicação de melhor filme, porque certamente merecia. De certa maneira, o longa parece traduzir em sua própria linguagem a personalidade peculiar de Tonya Harding, e, de quebra, acaba reinventando a forma de contar histórias baseadas em “fatos reais”.

star

Continue por aqui