The Looming Tower: a história por trás da nova minissérie do Hulu sobre o 11/9

Minha Série
Imagem de: The Looming Tower: a história por trás da nova minissérie do Hulu sobre o 11/9

The Looming Tower é baseada em um livro de mesmo nome lançado em 2006 pelo escritor e jornalista Lawrence Wright, que venceu o prêmio Pulitzer do mesmo ano pela publicação. Wright também assina a produção-executiva da minissérie que contará os bastidores do atentado terrorista contra o World Trade Center em 2001. Dan Futterman, indicado ao Oscar por Foxcatcher e Moneyball, é o showrunner da produção que tem Jeff Daniels como protagonista dos 10 episódios.

Em uma entrevista para o The Hollywood Reporter, Wright conta que recebeu diversas propostas para adaptar seu livro, mas só as aceitou após se encontrar com um ex-agente do FBI, que será interpretado por Tahar Rahim. Após essa ocasião, eles foram atrás do cineasta Alex Gibney, que já trabalhou com Wright em outra adaptação, My Trip to Al-Qaeda. Ele dirige o episódio piloto e também assina como produtor-executivo. “Ele é um documentarista e entende a importância da verdade”, disse Wright sobre a escolha.

Em seguida, Wright procurou Dan Futterman para ser o showrunner e produtor da série, para então assinar com o Hulu. “O Hulu nos deu o tipo de compromisso que estávamos procurando. Não apenas financeiro, mas quando você está lidando com agências de inteligência, você tem alguns desafios formidáveis”, explicou Wright.

O livro acompanha a rivalidade entre FBI e CIA durante o período que antecedeu o atentado e o crescimento da ameaça que Osama Bin-Laden representava contra as duas agências. Como a publicação se baseia em diversas entrevistas e acesso a documentos confidenciais, ela é usada em treinamentos da CIA, mesmo contra a vontade de alguns. “Foi-me dito que a CIA utiliza ‘The Looming Tower’ em seu treinamento, mas oficialmente eles não estão felizes por isso, porque ele aponta que o 11 de setembro poderia ser evitado”, revela Wright.

A minissérie acompanhará o esquadrão I-49 do FBI, liderado por John O’Neill (Jeff Daniels), em contraponto à Estação Alec da CIA e seu líder, interpretado por Peter Sarsgaard. O início mostrará O’Neill recrutando Soufam (Tahar Rahim), um muçulmano americano, para ser seu protegido e responsável por assuntos envolvendo o mundo árabe, devido à paranoia de O’Neill com relação aos grupos terroristas.

Wright crê que The Looming Tower terá um papel importante na sociedade atual, principalmente por acreditar que vários jovens se esqueceram dos ataques e das consequências que eles geraram. Ele também acredita que a minissérie será um documento para estudos futuros sobre o atentado para que o povo americano nunca se esqueça do que aconteceu no fatídico 11 de setembro de 2001.

Este texto foi escrito por Pedro Henrique via n-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.