Com Amor, Simon: filme sobre “sair do armário” une humor e emoção (crítica)

Imagem de: Com Amor, Simon: filme sobre “sair do armário” une humor e emoção (crítica)

Com Amor, Simon, adaptação do livro “Simon vs. a Agenda Homo Sapiens”, de Becky Albertalli, apresenta a história de um jovem garoto de 17 anos lidando com o momento de “sair do armário”.

O protagonista desse conto, Simon Spier, interpretado por Nick Robinson (de Jurassic World e Melissa & Joey), sabe que é gay, mas não está pronto para falar sobre sua sexualidade com a família e seus amigos – não por temer o preconceito, mas por não querer que sua vida mude.

O filme dirigido por Greg Berlanti, famoso produtor de séries como Arrow,The Flash, Supergirl e Riverdale, explora vários aspectos dessa dificílima fase de transição. Na escola, Simon enfrenta um ambiente pouco acolhedor, enquanto em casa é obrigado a escutar brincadeiras heteronormativas (e quase machistas) de seu pai.

É em seu quarto, através da janela ou pela tela do seu computador ou smartphone, que o personagem consegue lidar com o desejo pelo mesmo gênero. Quando um colega de classe, usando o pseudônimo “Blue”, escreve em um blog de estudantes que é gay, Simon percebe que não está mais sozinho e pode ter encontrado alguém para dividir sua aflição.

Nick Robinson é o protagonista de Com Amor, Simon. Fonte da imagem: Divulgação/Fox 2000

A narrativa apresenta essa história unindo emoção e humor, tratando com uma sensível leveza o drama do protagonista em sua jornada de autoafirmação. Há momentos de pura comédia (com destaque para a hilária professora de teatro e o impagável diretor da escola), ao mesmo tempo que há afeto e carinho cercando Simon através de seu grupo de amigos.

As escolhas de elenco para formar esse conjunto de personagens ao redor do protagonista são acertadas e representam muito bem a geração jovem atual de Hollywood. Os amigos de Simon são interpretados por Katherine Langford (13 Reasons Why), Alexandra Shipp (a Tempestade de X-Men: Apocalipse), Keiynan Lonsdale (o Kid Flash do Arrowverse), Jorge Lendeborg Jr. (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Logan Miller (Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi) e Miles Heizer (13 Reasons Why).

Ainda que tenha trechos de humor, o longa-metragem é capaz de levar os espectadores às lágrimas quando escancara os sentimentos mais brutos, seja de amor, medo, incompreensão ou reconciliação. A trama também não deixa de abordar temas espinhosos, como o bullying, lembrando a gravidade de seus efeitos psicológicos. E ainda mostra que o protagonista, em sua jornada, também é humano e erra.

A maneira como Com Amor, Simon transita entre os gêneros cinematográficos (do drama ao humor) e conta sua história com respeito, humanidade e responsabilidade nos faz pensar que, atrás de sua aparente simplicidade, existe um grande filme.

https://youtu.be/H0ByZNE6LQ4

Com Amor, Simon estreia no Brasil no dia 5 de abril, com pré-estreias a partir do dia 22 de março.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.