Bill Cosby é condenado pela agressão sexual contra Andrea Constand

Minha Série
Imagem de: Bill Cosby é condenado pela agressão sexual contra Andrea Constand

O ator e comediante norte-americano Bill Cosby foi condenado por uma das agressões sexuais das quais foi acusado. Nas últimas cinco décadas, ele vem sendo apontado por mais de 50 mulheres com relatos de assédio, agressão e estupro e chegou a ir a julgamento em junho do ano passado, mas o júri não conseguiu chegar a um veredito.

Agora, considerado culpado, ele está sujeito a encarar três penas de 10 anos de prisão cada — praticamente uma sentença perpétua, já que em 30 anos Cosby terá 110 de idade.

A acusação julgada nessa ocasião foi a da ex-jogadora de basquete Andrea Constand. Segundo seu relato, ela foi drogada e estuprada por ele em 2004, na Filadélfia. Andrea conhecia Cosby, que era um apoiador do time de basquete da universidade, e foi até sua casa depois de um evento.

Chegando lá, ela relata que o comediante deu a ela uma pílula, que ela acreditava ser um relaxante natural — mas que mais tarde se revelou ser uma droga que fez com que a atleta perdesse a consciência por alguns minutos. Quando acordou, ela conta que ele estava sobre ela, estuprando-a.

Constand tentou levar o caso à policia na ocasião, mas o procurador de Justiça da época se recusou a prestar queixas, e ela apenas abriu contra Cosby um processo civil que rendeu uma indenização de US$ 3,4 milhões. A atleta só conseguiu abrir o processo criminal novamente em 2015, pouco antes de o caso perder a validade jurídica.

Nesse ano, o julgamento levou dois dias e os jurados deliberaram por mais de 14 horas. O juiz Steven O’Neill, responsável por conduzir o caso, ouviu cinco outras mulheres que testemunharam com seus próprios casos de estupro para dar suporte ao de Andrea.

Janice Dickinson, Heidi Thomas, Janice Baker-Kinney, Lise-Lotte Lublin e Chelan Lasha relataram um padrão de comportamento — todas foram drogadas e violentadas por ele, exceto por Lise-Lotte, que diz não ter sido estuprada.

Cosby chegou a admitir, em seu depoimento no primeiro processo de Constand, ter comprado e oferecido para algumas mulheres a droga, mas defende que na época isso era permitido, "como tomar uma bebida". Ele disse, ainda, que os dois de fato se relacionaram, mas foi consensual.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.