Dr. Laszlo de O Alienista é baseado em uma pessoa real?

Minha Série
Imagem de: Dr. Laszlo de O Alienista é baseado em uma pessoa real?

Desde que estreou na Netflix, O Alienista conquistou o público misturando uma instigante investigação criminal a aspectos históricos típicos de uma produção de época. Nela, Daniel Brühl vive o Dr. Laszlo Kreizler, um psicólogo com ideias avançadíssimas para seu tempo, o ano de 1896.

Ao longo dos episódios, vamos ouvindo falar alguns nomes que nos são familiares, e o espectador começa a ficar confuso: afinal de contas, é uma história real ou pura ficção?

Bem, os acontecimentos do seriado não são um relato histórico exato. Sabemos que a história acontece alguns anos depois dos ataques de Jack, O Estripador, mas os crimes são diferentes. Além disso, nem todo mundo que aparece é real.

Veja quem são os personagens da série baseada no livro de Caleb Carr inspirados em pessoas reais e quem foi criado pela mente do autor.

Cyrus Montrose, Stevie Taggert e Mary Palmer

Os três serviçais do Dr. Laszlo têm histórias curiosas e interessantes, mas não são baseados em personalidades reais.

Marcus e Lucius Isaacson

Os detetives sargentos que passaram a integrar a força policial quando Roosevelt foi eleito comissário não possuem muita credibilidade entre a velha guarda policial. Mas, apesar de sua história refletir o que acontecia naquela época contra pessoas que eram pioneiras em seus trabalhos, eles também são personagens ficcionais.

Theodore Roosevelt

Você provavelmente conhece Roosevelt por sua passagem pela presidência dos Estados Unidos, de 1901 a 1909. Mas, antes de ser presidente, Roosevelt (Brian Geraghty) foi mesmo comissário de polícia em Nova York exatamente no período em que a série se passa. Assim como nela, ele teve que enfrentar uma força policial cheia de vícios e maus hábitos, corrupta e protetora das classes mais altas da sociedade.

JP Morgan

Um dos fundadores da General Eletric, o banqueiro e financista John Pierpont Morgan existiu de verdade. Figurão do mundo monetário, ele exercia um grande poder sobre a sociedade nova-iorquina no final do século XIX, exatamente como na série.

John Moore

John Moore é o nome de um pintor norte-americano nascido na década de 40. Se ele tem algo a ver com o ilustrador bonitão e metido a policial que é praticamente um Watson para o Sherlock do Dr. Laszlo, não sabemos. Aparentemente, John (Luke Evans) é apenas um personagem ficcional.

Sara Howard

Em 1896, Isabella Goodwin ficou viúva e com quatro filhos para criar. Foi assim que ela começou a trabalhar na delegacia de Nova York. Aos poucos, foi ganhando a simpatia dos policiais, começou a participar de algumas investigações e chegou a trabalhar infiltrada. Foi assim que, em 1912, se tornou investigadora — a primeira mulher do mundo a fazer isso! É nela que é inspirada a personagem de Sara Howard, interpretada por Dakota Fanning.

Laszlo Kreizler

O protagonista lógico e racional ao extremo é apenas um personagem ficcional. É possível que, assim como em Mindhunter, ele seja inspirado no agente do FBI Holden Ford, que ajudou a cunhar o termo serial killer e foi um dos primeiros profilers da história dos Estados Unidos.

É mais provável, no entanto, que ele traga mais inspiração nos alienistas reais que existiam na época. Pessoas que tratavam de doentes mentais e pessoas com transtornos neurológicos e/ou comportamentais, buscando entender suas causas e seus sintomas. Algo muito parecido com o que os psicólogos fazem hoje em dia, mas tirando o fato de que eles não saem por aí tentando prever os próximos passos de um assassino em série.

Qual é o seu personagem favorito de O Alienista? Conte pra gente nos comentários!

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.