Harvey Weinstein irá a julgamento por dois estupros, decide Grande Júri

Minha Série
Imagem de: Harvey Weinstein irá a julgamento por dois estupros, decide Grande Júri

Harvey Weinstein é um dos produtores executivos mais famosos e renomados de Hollywood — está por trás de produções como Shakespeare Apaixonado ePulp Fiction. Então, no ano passado, o produtor recebeu mais de 80 acusações de assédio sexual, abuso e estupro, em um dos principais casos liderados por movimentos de vítimas da indústria cinematográfica.

Dentre as atrizes que o acusaram, estão Ashley Judd (assédio e perseguição), Salma Hayek (assédio e ameaça de morte), Gwyneth Paltrow (assédio) e Angelina Jolie (assédio). A maior parte das denúncias são de assédios ou tentativas de abuso, sobretudo com jovens atrizes — Weinstein marcava "reuniões" em hotéis e recebia as atrizes nu, fazia propostas sexuais indesejadas ou tentava agarrá-las — e existem ao menos meia dúzia de mulheres que o acusam de estupro.

Harvey Weinstein se diz inocente, mas será julgado

https://tm.ibxk.com.br/2018/06/01/01231042796441.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/06/01/01231042796441.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; display: block; margin: 0px auto; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

Então, no dia 25 de maio, ele se apresentou em uma delegacia de Nova York, para cumprir uma intimação. Só no estado de Nova York, dois processos de estupro correm contra o produtor, além de um processo por ato sexual criminoso de primeiro grau. São duas as vítimas dos crimes que teriam acontecido em 2004 e 2013.

Weinstein deve ir a julgamento no dia 5 de junho e, se declarado culpado, pode passar 25 anos atrás das grades. Mas o fato de o produtor ter se apresentado não é promissor para as vítimas: ele pretende se declarar inocente das acusações. Seu advogado, Benjamin Brafman, diz que ele não vai testemunhar diante do Grande Júri, muito menos falar com a imprensa.

"Nós lembramos a todo mundo que a acusação é apenas uma formalidade. O Sr. Weinstein pretende se declarar inocente e se defende vigorosamente contra essas alegações sem provas, as quais ele nega firmemente. Em breve, nós iremos formalmente mover a acusação e, se esse caso realmente for a julgamento, esperamos que o Sr. Weinstein seja inocentado."

Além disso, o advogado alega que Weinstein tinha uma "relacionamento com sexo consentido" com a vítima de 2013, por anos antes e depois do acontecido — lembrando que a legislação compreende a existência de estupros maritais. Além disso, afirmam haver uma "injusta pressão política" no caso.

O Grande Júri decidiu levar as acusações a julgamento, segundo o Promotor de Justiça de Manhattan, que considera que essa defesa de Weinstein ofende as vítimas — e tem certeza que o júri não irá considerar esses "ataques". Além disso, ele garante que "o escritório não irá tratar esse caso na imprensa, mas na Corte, onde ele pertence".

Esses não são os únicos processos contra o produtor por violência sexual. Ele está sendo investigado pela Polícia Federal estadunidense, além de ter três casos correndo na delegacia de Los Angeles e uma dúzia em outras cortes.

Este texto foi escrito por Verenna Klein via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.