O Primeiro Homem: filme com Ryan Gosling traz polêmica histórica

Minha Série
Imagem de: O Primeiro Homem: filme com Ryan Gosling traz polêmica histórica

O Primeiro Homem (First Man, no original) é o mais novo filme do diretor Damien Chazelle (La La Land: Cantando Estações); estrelado por Ryan Gosling e Claire Foy (The Crown), retrata a preparação e a chegada do astronauta Neil Armstrong à Lua, no final da década de 1960. Considerado um dos principais favoritos aos prêmios da temporada de ouro no início de 2019, o longa a ser lançado pela Universal Pictures, no entanto, já foi alvo de polêmicas sobre o acontecimento histórico.

O rebuliço começou quando o Business Insider publicou, no final de agosto, um artigo discorrendo sobre a ausência da bandeira estadunidense em solo lunar. A decisão criativa foi defendida até mesmo pelo astro do filme, que chegou a afirmar que Armstrong não se enxergava como um "herói americano".

https://tm.ibxk.com.br/2018/09/10/10034558253391.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/09/10/10034558253391.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: center; background-color: rgb(255, 255, 255);

Para o senador Marco Rubio, tal retrato é uma "loucura" e um "desserviço" sobre um feito pago com dinheiro exclusivamente norte-americano, como discorre em seu criticado tweet:

{@@blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt"@@}{@@p lang="en" dir="ltr"@@}Neil Armstrong movie 'First Man' omits the American flag being planted on the moon, and star Ryan Gosling defended the decision: 'I don't think that Neil viewed himself as an American hero' {@@a href="https://t.co/zGXR5z19OA"@@}https://t.co/zGXR5z19OA{@@/a@@}{@@/p@@}— Business Insider (@businessinsider) {@@a href="https://twitter.com/businessinsider/status/1035193245385596928?ref_src=twsrc%5Etfw"@@}30 de agosto de 2018{@@/a@@}{@@/blockquote@@}
{@@script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"@@}{@@/script@@}
[/nznembed]

Em conferência no Festival de Veneza, Ryan Gosling afirmou que a missão da Apollo 11 foi uma conquista da humanidade em si, não restrita apenas aos americanos. Tendo entrevistado os familiares do astronauta, o ator afirmou que queria ser fiel no retrato da visão de Armstrong sobre o arriscado projeto da NASA.

O ator Jason Clarke (Planeta dos Macacos: O Confronto) também endossou a posição do filme sobre a ausência da bandeira, deprezando os comentários do senador da Flórida. Indagado sobre a polêmica pelo Hollywood Reporter, Clarke respondeu que a acusação não faz sentido:

"É apenas boba e ingênua, eu acho. Claro que celebra um dos maiores atos da América e dos americanos e da humanidade", disse o intérprete do astronauta Edward Higgins White, completando que o longa pode ser visto como patriótico e que "as pessoas procuram teorias da conspiração em vez da verdade".

O Primeiro Homem estreia no próximo dia 11 de outubro nos cinemas brasileiros.

https://www.youtube.com/embed/IHuQSTPQY6E

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.