Tell Me a Story: série transporta contos de fadas para os dias atuais (opinião)

Imagem de: Tell Me a Story: série transporta contos de fadas para os dias atuais (opinião)

Diferente de Once Upon a Time, a nova série Tell Me a Story NÃO é uma fantasia sobre contos de fadas, mas um drama contemporâneo, situado na cidade de Nova York, que empresta elementos de histórias clássicas, como as dos irmãos Grimm, para apresentar seu próprio enredo.

A “tradução” de figuras como a Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos dentro da narrativa de Tell Me a Story se revela através de divertidas e instigantes referências que dão um gostinho a mais ao acompanhar o programa.

O episódio piloto, lançado pelo streaming americano CBS All Access, introduz um grande e talentoso elenco interpretando “inspirações” desses contos, com atores como: Paul Wesley (The Vampire Diaries), James Wolk (Zoo), Danielle Campbell (The Originals), Kim Cattrall (Sex and the City), Billy Magnussen (A Noite do Jogo), Sam Jaeger (Parenthood) e Davi Santos (Law & Order: True Crime).

Paul Wesley, Danielle Campbell e James Wolk estão no elenco de Tell Me a Story.

Parte da diversão de assistir ao primeiro episódio da série é descobrir de qual conto de fada cada ator faz parte, enquanto as narrativas individuais dos personagens vão se conectando e se interligando progressivamente – e revelando, ao final da primeira hora, quem é o verdadeiro lobo mau.

Tell Me a Story realiza também suas próprias traduções e distorções em relação aos contos clássicos (mudando personalidades e trocando figuras boazinhas por malevolentes), o que torna a brincadeira de identificar as personas ainda mais instigante e cheia de surpresas.

Além disso, ao trabalhar com figuras como João e Maria (outra história que deixa suas pegadas por aqui), o programa consegue estabelecer rapidamente a relação de reconhecimento dos espectadores com os personagens da trama.

Contos de fada na contemporaneidade

Outro aspecto que chama a atenção – e que é provavelmente a maior qualidade da série – é a sua ambientação contemporânea em um contexto extremamente politizado e preocupado com questões atuais da sociedade americana.

Tell Me a Story não está se aproveitando dos contos de fada apenas para narrar uma historinha para criança dormir. Na verdade, é bem o contrário: os dramas individuais dos personagens (sem falar na nudez, maravilhosa e de bom gosto!) são de deixar os adultos acordados.

Três porquinhos nada inocentes em Tell Me a Story.

A diegese, o universo ficcional da série, está contextualizada na América de Trump, que enfrenta a questão da violência e do armamento civil (algo que serve de lição para nós, brasileiros, neste momento); que ainda vive sob a sombra do terrorismo e de ataques de “lobos” solitários; e que convive com tragédias e famílias despedaçadas.

Não há, portanto, magia ou fantasia nessa narrativa, mas a realidade – ampliada e ressaltada pelas lentes da câmera e pelos novos contadores de histórias da atualidade.

Sobre Tell Me a Story

O programa tem a assinatura de Kevin Williamson, criador de séries como The Vampire Diaries, Dawson’s Creek e The Following.

A 1ª temporada, disponível no momento exclusivamente pelo CBS All Access dos Estados Unidos, reúne elementos de Chapeuzinho Vermelho, João e Maria e Os Três Porquinhos (esta é, aliás, a resposta para nosso quiz no Instagram!).

A série poderá ter um formato de antologia, adaptando outros contos de fada em futuras temporadas, caso seja renovada pelo streaming americano.

Ficou interessado em conhecer Tell Me a Story? Assista abaixo ao trailer:

https://youtu.be/5mHb3IUtWlo

Quer saber mais detalhes sobre os personagens, a trama e onde assistir a Tell Me a Story? Está tudo resumido em:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.