Oscar 2019: Academia reverte decisão e exibirá todas as categorias ao vivo

Imagem de: Oscar 2019: Academia reverte decisão e exibirá todas as categorias ao vivo

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood voltou atrás em sua decisão de entregar as estatuetas de 4 categorias do Oscar 2019 durante os intervalos comerciais e informou que todos os prêmios serão apresentados ao vivo na cerimônia do próximo domingo, dia 24 de fevereiro.

Nessa última semana, a Academia sofreu uma série de críticas ao anunciar que as categorias de Fotografia, Edição, Curta de Animação e Maquiagem seriam reveladas durante as pausas comerciais, com clipes editados e transmitidos posteriormente na TV.

Essa proposta fazia parte do plano da Academia de reduzir a duração dos Oscars que, no ano passado, cronometrou 4 horas de cerimônia. A intenção era que, a cada edição, 4 categorias diferentes seriam relegadas ao espaço comercial. De acordo com a Academia, representantes das quatro categorias anunciadas para os intervalos teriam se candidato para o “rodízio” deste ano.

Todas as categorias serão transmitidas ao vivo no Oscar 2019.

Porém, diversos artistas e sindicatos da indústria cinematográfica se pronunciaram criticando a postura da Academia – e com razão. Afinal, o Oscar não pode ser o prêmio máximo do cinema se “desmerecer” departamentos, equipes e profissionais, especialmente em áreas tão fundamentais do ofício e da arte (como Fotografia e Edição!).

Sucessão de furadas da Academia

Essa também não é a primeira reversão de planos da Academia para o Oscar 2019. Ainda no ano passado, foi anunciada uma nova categoria que premiaria um “Filme Popular”. Imediatamente, a proposta foi combatida pela comunidade e pela indústria de cinema, que compreenderam a medida como uma forma de premiar Pantera Negra, Vingadores e companhia, e assim tentar atrair o público mais jovem para a transmissão da cerimônia.

A recepção negativa ao Oscar de “Filme Popular” obrigou a Academia a adiar esse plano, pelo menos por enquanto. Em comunicado, a entidade se justificou pela faltava clareza sobre as regras dessa premiação e a injustiça de criar a categoria no meio do ano, após tantos possíveis concorrentes já terem sido lançados [o mesmo deve valer para este ano também, já que não se falou mais sobre a instauração do “Filme Popular”].

Muitos acreditam, por exemplo, que a categoria "Filme Popular" poderia ter tirado Pantera Negra da corrida principal no Oscar 2019.

Como se não bastasse todo esse imbróglio com as categorias, o Oscar 2019 ainda passou por uma turbulência ao anunciar o ator e comediante Kevin Hart para comandar a cerimônia, apenas para demiti-lo em seguida quando antigos comentários homofóbicos ressurgiram na mídia.

Com isso, o Oscar 2019 será realizado sem um mestre de cerimônia, sem o “Filme Popular”, mas com a transmissão ao vivo de todas as categorias tradicionais e a apresentação de todas as músicas indicadas (algumas quase foram cortadas também).

A cerimônia acontece no próximo domingo, dia 24 de fevereiro, com transmissão no Brasil pela TNT.

Aquecimento Oscar 2019:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.