Matrix: Sandra Bullock foi cotada para papel de Neo

Minha Série
Imagem de: Matrix: Sandra Bullock foi cotada para papel de Neo

Matrix foi um grande marco para a cultura pop e todo o mundo da ficção científica. Em 2019, comemorando o 20º aniversário da produção, Lorenzo di Bonaventura, produtor do longa, revelou que sofreu certa pressão da Warner, que queria "um grande astro" para o papel de Neo, já que a produção teria um orçamento gigantesco. "Nós fomos atrás de tantas pessoas que eu nem me lembro. Estávamos ficando desesperados.", contou di Bonaventura em uma entrevista ao site The Wrap sobre o início da produção da trilogia.

A decisão sobre qual astro daria vida a Neo poderia ser comparada à escolha entre a pílula azul e a vermelha, porém com mais opções tentadoras. Os produtores chegaram aflitos a Sandra Bullock e disseram: "Transformaremos Neo em uma mulher", querendo que a estrela aceitasse viver o hacker.

Di Bonaventura tinha acabado de trabalhar com a atriz em O Demolidor, mas ela não demonstrou interesse no projeto e disse que não era o momento; então os produtores voltaram a correr atrás de um protagonista.

"O primeiro ator que disse 'sim' foi Brad Pitt, mas ele estava gravando Sete anos do Tibete, então acabou caindo fora, dizendo que estava muito cansado", explicou di Bonaventura. "Então fomos atrás de Leonardo [Di Caprio]. Ele aceitou e tivemos alguns encontros, mas então ele disse: 'Você sabe que eu não posso entrar em outro filme baseado em efeitos visuais, pois acabei de gravar Titanic'" e também desistiu.

Que trabalho difícil de casting!

Will Smith também foi cotado, como contou em um vídeo no seu canal do YouTube. O astro afirmou que foi a encontros com as irmãs Lilly e Lana Wachowski, mas que não entendeu a ideia de Matrix. Smith disse que, ao invés de falarem sobre o plot ou Neo, as produtoras resumiram o filme em efeitos especiais e focaram a cena que filmariam em 360º enquanto ele pulava no ar. Simplificando, ele disse: "Eu fiz um favor a vocês", referindo-se aos espectadores, e foi gravar As Loucas Aventuras de James West.

Foi nesse momento que ofereceram o papel de Neo para Keanu Reeves — que, definitivamente, foi O Escolhido, afinal Matrix teve um retorno de US$ 463,5 milhões nas bilheterias de todo o mundo. A produção rendeu duas continuações, completando a trilogia Matrix, nove curtas de animação (Animatrix), algumas histórias em quadrinhos que foram lançadas apenas nos Estados Unidos e ainda o jogo Enter The Matrix, que completa o enredo de Matrix Reloaded. Além disso, o filme foi indicado para 18 prêmios no ano seguinte a seu lançamento, ganhando oito, dentre os quais quatro Oscar.

Este texto foi escrito por Fernanda Estrela via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.