9 perguntas não respondidas no final de Game of Thrones

Minha Série
Imagem de: 9 perguntas não respondidas no final de Game of Thrones

Nenhuma série, quando acaba na televisão, consegue responder absolutamente todas as perguntas que ficam no ar — seja o destino de alguns personagens, seja o paradeiro de certas pessoas, seja a explicação de atitudes tomadas no fim. Isso fica especialmente perceptível em produções com um universo mais complexo, como Lost e Game of Thrones.

Independentemente do que você achou da última temporada e do encerramento da saga baseada nas obras de George R.R. Martin, algumas dúvidas ainda pairam sobre a cabeça dos espectadores por falta de explicação ou até mesmo pela mais pura vontade de saber o que aconteceu. Afinal, eram tantas famílias e regiões que muita coisa ficou de fora dessa temporada final e encurtada, mesmo com episódios de longa duração.

Confira a seguir algumas perguntas e respostas sobre Game of Thrones que agora são pura especulação.

1. Para onde foi o dragão?

A última aparição de Drogon é simbólica: o dragão levanta voo carregando o corpo de Daenerys e vai para longe de Porto Real. Porém, uma criatura de tal tamanho não deve passar despercebida onde quer que esteja, especialmente por ser capaz de causar muitos estragos apenas para se alimentar.

https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22073806862050.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22073806862050.jpg" style="height:auto;vertical-align:middle;

O paradeiro do dragão é citado como "ao leste" por Sam na reunião do novo conselho, com Bran indicando que procurará a criatura.

2. Por que Drogon não matou Jon Snow, mas queimou o Trono de Ferro no lugar?

Uma das cenas mais tensas do season finale acontece quando Jon Snow é surpreendido por Drogon após a morte da Daenerys. Ao invés de vingar a própria dona, o dragão opta por derreter o Trono de Ferro, símbolo de poder dos Sete Reinos.

Muitos têm uma resposta para isso: Drogon teria percebido o quanto o Trono de Ferro causou mal para a sua "mãe", decidindo acabar com aquela disputa. Mas será que dragões são tão inteligentes a ponto de fazerem essa conexão? Além disso, Jon é um Targaryen de sangue e já havia estabelecido ligação com os animais anteriormente. Você concorda?

3. Para onde foram os dothraki?

Os guerreiros dothraki que restaram após a batalha de Winterfell e o massacre de Porto Real eram fiéis unicamente a Daenerys por laços estabelecidos desde o seu casamento com Khal Drogo. Por isso, com a morte da rainha, o povo do Leste fica completamente sem rumo em uma Porto Real destruída e sob nova direção. Mesmo sendo valiosos em batalha, eles dificilmente se ajoelhariam ao novo governo; por outro lado, eles também não são muito fãs de navegação e só toparam a viagem por insistência de Daenerys.

https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22074137343054.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22074137343054.jpg" style="height:auto;vertical-align:middle;

Será que eles voltam para a condição de nômades na região de Essos, ficam vagando por terras inabitadas de Westeros ou partem para a ilha de Naath, com Verme Cinzento e os Imaculados?

4. O que há "a oeste de Westeros"?

Na sexta temporada, Arya conversa com Lady Crane e pergunta a respeito do que há no oeste de Westeros, e a resposta é que o local "pode ser a borda do mundo". E não é que a personagem realmente quer matar essa curiosidade?

Fica a dúvida: que tipo de terra existe naquela região? Nos livros, há poucas pistas sobre a localidade. Elissa Farman, também nascida em uma grande casa, é citada como uma mulher que rouba três ovos de dragão (possivelmente os mesmos de Daenerys), vende-os em Braavos e usa o dinheiro para comprar um navio e conhecer o tal continente misterioso.

Nas redes sociais, muitos fãs pediram um spin-off focado nas aventuras da personagem vivida por Maisie Williams.

5. Por que Westeros ainda precisa de uma Patrulha da Noite?

Assim como no início da série, Jon Snow é enviado para a Patrulha da Noite, na região da Muralha, desta vez como punição pelo assassinato de Daenerys. Só que a instituição milenar simplesmente não tem mais motivos para se manter funcionando — tanto que ele simplesmente deixa o local para viver com os Selvagens.

https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22073904236051.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22073904236051.jpg" style="height:auto;vertical-align:middle;

Sim, é citado que a Patrulha "precisa existir" para receber bastardos e bandidos julgados, mas ela ainda precisa ficar no extremo norte do continente? Agora que os povos livres fizeram as pazes com o governo de Westeros e os White Walkers foram eliminados, não há nem mesmo a necessidade de uma Muralha, quanto mais de uma patrulha para vigiá-la.

6. Que fim levou a profecia de Azor Ahai?

Profecias e diferentes religiões são características-chave em Game of Thrones, e a série se aproveitou de algumas das crenças criadas por George R.R. Martin. Porém, uma profecia que estava em vias de ser concluída foi deixada de lado, jogando fora teorias de fãs: Azor Ahai, renascido graças ao Senhor da Luz para salvar o mundo da Longa Noite.

No fim das contas, o termo não é utilizado por Melisandre na série e nem ele nem o prometido "Príncipe" que levaria a Longa Noite ao fim apareceram. Arya foi a responsável por matar o Rei da Noite, mas nada foi citado a respeito.

7. Quem vai pagar a dívida de Cersei com a Companhia Dourada?

Para contratar a Companhia Dourada comandada por Harry Strickland, que foi eliminada por Drogon e os Imaculados na invasão a Porto Real, Cersei fez um empréstimo junto ao Banco de Ferro. O financiamento dos mercenários não foi quitado, e a dívida permaneceu.

https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22074027313052.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/05/22/22074027313052.jpg" style="height:auto;vertical-align:middle;

Será que Bronn, o novo chefe da moeda dos Seis Reinos, terá que fazer contingenciamentos não programados para manter as finanças? Como "os Lannister sempre pagam as suas dívidas", pode caber a Tyrion arcar com essas consequências.

8. As famílias de Westeros aceitarão os governos Stark?

O conselho que reúne as pessoas mais poderosas dos Seis Reinos elegeu Bran, o Quebrado, como o novo rei, enquanto Sansa se autoproclamou Rainha do Norte, apoiada pelas famílias da região. Mas será que todos de fato acharam a escolha justa? Afinal, Bran nem sequer era o mais velho postulante, mal teve experiência para governar Winterfell e tem uma personalidade que não agrada a todos.

Além disso, uma única família obter os dois cargos mais altos pode atrair no mínimo muito ciúme de outras casas, seja no Norte, seja entre os reinos. A ideia de democracia de Sam foi rejeitada, é claro, mas isso não significa que Bran não terá forte oposição.

9. Onde foram parar personagens como Meera Reed?

É claro que David Benioff e D. B. Weiss não conseguiriam mostrar o desfecho de todos os personagens secundários de Game of Thrones, mas ao menos uma ausência foi bastante sentida: Meera Reed, por muito tempo companheira de Bran. A personagem é descartada quando o jovem chega a Winterfell, apesar de toda a trajetória ao lado dele — incluindo a perda do irmão, Jojen — e o conhecimento a respeito das antigas tradições e do Corvo de Três Olhos.

Ellaria Sand, mantida presa por Cersei na Fortaleza Vermelha, foi outra personagem que teve o destino "esquecido" na trama.

Você sabe responder algumas dessas questões? Deixe a sua resposta ou conte nos comentários quais são as suas dúvidas não respondidas.

Este texto foi escrito por Nilton Kleina via nexperts.

Mais sobre o fim de Game of Thrones:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.