Turma da Mônica: Laços – O Filme leva personagens de Mauricio de Sousa para os cinemas

Imagem de: Turma da Mônica: Laços – O Filme leva personagens de Mauricio de Sousa para os cinemas

A Turma da Mônica, criação de Mauricio de Sousa, ganha uma versão em live-action para os cinemas na adaptação da graphic novel dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi.

Turma da Mônica: Laços – O Filme apresenta a aventura dos quatro amigos na busca por Floquinho, o cachorrinho verde do Cebolinha, quando ele desaparece de sua residência certa manhã.

O sumiço do cão obriga o garoto que não consegue pronunciar o R a deixar de lado seus planos infalíveis de roubar o coelhinho Sansão da Mônica para contar com a ajuda da “baixinha, gorducha e dentuça”, além de Cascão e Magali, na missão de desvendar o mistério sobre o desaparecimento do cachorro.

Nos papéis principais estão os atores mirins Giulia Benitte (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Gabriel Moreira (Cascão) e Laura Rauseo (Magali), enquanto veteranos como Paulo Vilhena (Seu Cebola), Monica Iozzi (Dona Luisa) e Rodrigo Santoro (o Louco) interpretam coadjuvantes na história.

O elenco principal de Turma da Mônica: Laços – O Filme. Fonte da imagem: Paris Filmes/Divulgação

A adaptação da graphic novel “Laços” tem seu charme, seja pelo sentimento de nostalgia para quem conhece os personagens dos quadrinhos, ou mesmo pelo trabalho das crianças (especialmente a intérprete da Mônica), que traduzem com encanto e sintonia essa turma de amigos.

O longa-metragem, no entanto, toma algumas liberdades criativas em relação ao material de origem que acabam prejudicando o resultado. Turma da Mônica: Laços – O Filme, por exemplo, opta na construção de um vilão maligno e cruel com os animais como forma de aumentar a sensação de perigo para as crianças.

Na graphic novel, em contrapartida, há um foco menor no “vilão”, e a narrativa se desenvolve junto às lembranças que Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali têm do cachorro Floquinho – e nos laços de amizade estabelecidos em torno do animal de estimação.

A estética dos trações de Vitor e Lu Cafaggi também se perde na telas, é claro, à medida em que a direção escolhe (compreensivamente) por uma obra mais comercial/convencional e menos artística/autoral.

Ao mesmo tempo, há pouco desenvolvimento de Cascão e Magali, que parecem contar sempre a mesma piada (o medo de água, a gula incontrolável), para Mônica e Cebolinha – e a relação entre eles! – ganharem mais atenção na versão de “Laços” para os cinemas.

No fim, Turma da Mônica: Laços – O Filme se revela uma produção cheia de boas intenções, tratando com carinho e ternura os personagens de Mauricio de Sousa, mas irregular em ritmo e narrativa – com alguns “ellinhos” no caminho, assim como os planos infalíveis do Cebolinha.

https://youtu.be/KNKCv81B83A

Turma da Mônica: Laços – O Filme estreia dia 27 de junho nos cinemas brasileiros.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.