13 Reasons Why: Netflix edita cena polêmica de suicídio

Minha Série
Imagem de: 13 Reasons Why: Netflix edita cena polêmica de suicídio

Mais de dois anos após o lançamento de 13 Reasons Why, a Netflix optou por editar a polêmica cena de suicídio do episódio final da 1ª temporada da série, deixando-a menos gráfica.

O momento em questão mostrava Hannah Baker cortando os pulsos em uma banheira, e depois sendo encontrada por sua mãe na água ensanguentada. Agora, quem assistir à nova versão verá apenas a personagem de Katherine Langford encarando o espelho do banheiro e cortando imediatamente para a reação de seus pais.

(Fonte: Netflix/Reprodução)

“Nossa intenção criativa em retratar a realidade feia e dolorosa do suicídio em detalhes tão gráficos foi contar a verdade sobre o horror de tal ato e garantir que ninguém jamais desejasse imitá-lo. Mas, enquanto estamos prontos para a 3ª temporada de 13 Reasons Why, ouvimos as preocupações sobre a cena da Dra. Christine Moutier, da Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio, e de outros especialistas, e concordamos com a Netflix em reeditá-la”, explicou o showrunner Brian Yorkey em um comunicado à imprensa.

Desde sua estreia, 13 Reasons Why foi altamente criticada por possivelmente romantizar o suicídio na adolescência – o que muitos especialistas em saúde mental consideravam preocupante, pois podia inspirar “suicídios cópias” – e mesmo “demonstrar” um método de encerrar a própria vida.

Um estudo conduzido pela Dra. Moutier indicou que a taxa de suicídio de pessoas entre 10 e 17 anos aumentou 30% em abril de 2017, o mês seguinte ao lançamento da série.

Relacionado: Suicídio entre adolescentes aumenta após estreia de 13 Reasons Why

A decisão da Netflix e dos criadores foi apoiada por outras instituições do meio, como a American Association of Suicidology, a American Foundation for Suicide Prevention e a American School Counselor Association.

A 3ª temporada de 13 Reasons Why ainda não tem uma data de estreia no serviço de streaming.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.