O isolamento social desencadeado pela pandemia do novo coronavírus segue tornando a Netflix uma grande aliada contra o tédio, já que a possibilidade de tirar o pé para fora de casa se limita a ir a um mercado ou a uma farmácia.
Então, nossas janelas para o mundo continuam sendo parcialmente as telinhas e o que a gigante do streaming tem a exibir de novo (ou não) nelas. O filme inédito da vez é Notas de Rebeldia, cujo o título original é Uncorked — mais um caso de localização risível. Mas será que a revelia é realmente notável nessa sugestão?
Nossos vídeos em destaque
No menu, temos Elijah, um jovem determinado a se tornar um grande sommelier chancelado pela refinada associação Masters of Wine. Todavia, o aspirante a especialista deve enfrentar a reprovação de seu pai, que, ao invés de apoiá-lo, deseja que o filho toque um tradicional restaurante da família.
A direção é de Prentice Penny, sobretudo conhecido por ter escrito bons episódios de Brooklyn Nine-Nine, mas também apresentar trabalhos competentes como Insecure e Happy Endings, não tão conhecidos em terras tupiniquins.
Em Notas de Rebeldia existe uma pegada novelesca proveniente da base familiar que dita os rumos do longa, com direito a transições musicais e passagem do tempo — misteriosamente ausentes depois de certo tempo. Mas há um descompasso em ornamentar batidas de trap e hip-hop, por exemplo, com o marasmo de um roteiro descorado.
Por um lado reflete a sobriedade com que Penny decide aplicar nos 104 minutos de projeção, e funciona quando comparado à nossa realidade no sentido crônico, porém perde em efeitos dramáticos e não há muito com o que se defrontar no filme, nem mesmo a ‘rebeldia’ está lá, afinal.
A mensagem geral, que é louvável e assertiva na outra ponta, vem completamente desaromatizada. O que resta aqui são as relações familiares instigantes e as aulas de vinhos, que são bem legais.
Netflix/Reprodução
Parte do elenco consegue dar alguma consistência que a produção desfalca. Mamoudou Athie, de Jurassic World e O Círculo, traz um Elijah de fácil identificação por ser esforçado, astucioso e ocasionalmente cabeça dura. Sua relação ganha contorno com a presença de Courtney B. Vance (Law & Order), seu pai, que é capaz de impor dureza ao passo que mantém sua serenidade intacta (e aí está o brilho dele).
Também temos Niece Nash (When They See Us), a mãe protetora na qual é possível enxergar nossas próprias mães, além de Sasha Compère (Gilmore Girls), namorada por vezes passiva que absorve o que há de pior e melhor em seu parceiro. O outro lado do balcão é complementar, com Matt McGorry (Orange is the New Black) e Gil Ozeri (Brooklyn Nine-Nine) encabeçando os amigos/rivais e vice-versa.
Apesar de trazer uma química familiar interessante juntamente com uma boa mensagem de persistência e superação — além de ser um aulão de vinho —, Notas de Rebeldia não tem a força necessária para transformar a experiência do espectador. Dejavú de produções semelhantes sobre "filhos que querem trilhar um caminho próprio a contragosto dos pais".
Vale assistir em modo off, mas desta quarentena, você sai a mesma pessoa que entrou.
Texto escrito por Fabrício Calixto de Oliveira via Nexperts.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)