5 cenas inesquecíveis do cinema recriadas em outros filmes

Minha Série
Imagem de: 5 cenas inesquecíveis do cinema recriadas em outros filmes

Nestes dias de quarentena, quem gosta de cinema tem aproveitado para esvaziar o baú dos servidores de streaming: clássicos, policiais, épicos, não há limite para a nossa curiosidade em curtir os lançamentos mais recentes e, por que não, rever em alta resolução muitos dos filmes que marcaram nossa infância e juventude em inesquecíveis "Sessões da Tarde".

Um fenômeno que ocorre com frequência quando mergulhamos no mundo mágico do cinema é o chamado déjà vu, fenômeno psicológico que nos faz crer que já vimos uma determinada cena ou um certo personagem anteriormente. À medida em que nos acostumamos com os filmes, todavia, descobrimos que isso não é mera coincidência.

Certos diretores, propositalmente, fazem referências ou pegadinhas virtuais (os chamados easter eggs) em muitas produções. Vamos lembrar juntos algumas dessas homenagens e que se tornaram verdadeiros desafios para os cinéfilos!

1) O Despertar da Força x Os Caçadores da Arca Perdida

Fonte: StarWars/Rep/roduçãoStarWars/Rep/rodução
Fonte: Medium!/ReproduçãoParamount Pictures/Reprodução

Quem assistiu a essa cena de Han Solo fugindo desesperadamente do monstro Rathar em Star Wars: O Despertar da Força deve ter ficado com a sensação de que já havia assistido à cena anteriormente. Pois é!

Segundo os editores de som Matthew Wood e David Acord, quando o temível Rathar está rolando pelo corredor em direção a Han e Chewie, eles colocaram o som do Ben Burtt (sonoplasta de Indiana Jones) na cena da pedra redonda perseguindo Indy. 

Além disso, as cenas são muito parecidas.

2) Indiana Jones x O Segredo dos Incas

Fonte: Forum Blu-ray/ReproduçãoParamount Pictures/Reprodução

Tentem adivinhar o filme: um aventureiro apaixonado por tesouros arqueológicos viaja até as selvas peruanas onde procura um antigo tesouro inca chamado Sunburst. Lá, ajudado pelo reflexo do sol em uma caverna, consegue localizar o tão buscado objeto. 

É lógico que diríamos imediatamente: Os Caçadores da Arca Perdida. Porém, essa história é o roteiro de um filme "B" rodado em 1954, estrelado pelo então jovem Charlton Heston (que viria a ser o famoso Ben-Hur) no papel de Harry Steele, um caçador de fortunas dividido entre salvar uma civilização ou faturar uma grana.

3) Pulp Fiction x Psicose

Fonte: WordPress/ReproduçãoWordPress/Reprodução

Quentin Tarantino é um dos diretores mais criativos da história do cinema, e também um estudioso e amante da sétima arte. No seu filme Pulp Fiction, de 1994, o diretor faz uma homenagem descarada ao mestre do suspense Alfred Hitchcock, repetindo praticamente quadro a quadro uma cena famosa de Psicose, um clássico de 1960. 

No filme de Hitchcock, Marion Crane (Janet Leigh) está fugindo da cidade de Phoenix depois de roubar US$ 40 mil do seu chefe quando o encontra atravessando a rua a pé enquanto ela espera o sinal abrir. 

Em Pulp Fiction, a cena se repete com o boxeador Butch Coolidge (Bruce Willis) atrás do volante quando o gangster Marcellus Wallace (Ving Rhames), que o está perseguindo, atravessa tranquilamente a rua em sua frente. 

Tanto o chefe de Marion quanto o violento Marcellus reconhecem os motoristas, mas o desfecho é diferente.

4) O Senhor dos Anéis: As Duas Torres x O Mágico de Oz

Fonte: Marvel Movies/ReproduçãoMarvel Movies/Reprodução

Nessa cena, o diretor Peter Jackson coloca Sam (Sean Astin), Frodo (Elijah Wood) e a criatura Golum (Andy Serkis) no alto de um precipício onde os cansados viajantes visualizam o sombrio portão de Mordor. O próprio Jackson reconhece que a cena foi construída "em cima" de um momento tenso de O Mágico de Oz.

No filme de 1939, Leão (Bert Lahr), Homem de Lata (Jack Haley) e Espantalho (Ray Bolger) espiam do alto de um rochedo o castelo da Bruxa Malvada do Oeste (Margaret Hamilton).

5) Doutor Sono x O Iluminado

Fonte: Screencrush/ReproduçãoScreencrush/Reprodução

Embora Doutor Sono tenha sido filmado como uma sequência (40 anos depois) do clássico O Iluminado, ambos baseados em livros de Stephen King, o trabalho do diretor norte-americano Mike Flanagan foi preciso em todos os detalhes para a criação do famoso Overlook Hotel a partir dos projetos originais de Stanley Kubrick, datados de 1978.

Comparar cenas iguais de filmes diferentes pode ser um bom exercício para conhecer melhor a arte do cinema. Também pode funcionar como um jogo entre pessoas que assistem filmes juntas. Fica a dica!

Texto escrito por Jorge Marin via Nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.