13 Reasons Why 4ª temporada: final da série traz outra morte (REVIEW)

Minha Série
Imagem de: 13 Reasons Why 4ª temporada: final da série traz outra morte (REVIEW)

A 4ª temporada de 13 Reasons Why, série teen da Netflix, chegou ao fim com muita tensão e uma morte trágica, mas com o sentimento de encerramento para os personagens que sofreram tantos traumas ao longo do caminho.

No 3° ano do seriado, o grande mistério era quem matou Bryce Walker (Justin Prentice), o jogador de futebol que abusou sexualmente de Hannah (Katherine Langford) e Jessica (Alisha Boe).

Imagem: Reprodução / Netflix
(Fonte: Netflix/Reprodução)

No fim das contas, Zack (Ross Butler) espancou Bryce, mas Alex (Miles Heizer) foi quem causou a morte do rapaz ao empurrá-lo para a água. No entanto, todos concordam em incriminar Monty de la Cruz (Timothy Granaderos), que já estava preso por ter violentado Tyler (Devin Druid) na 2ª temporada. No fim do último ano de 13 Reasons Why, contudo, é revelado que Monty já tinha sido morto por outro detento na prisão.

Ao longo dos episódios, os fãs tiveram respostas para várias dúvidas que cercavam o fim da série teen: a verdade sobre Monty veio à tona? Quem morreu? Hannah aparece novamente?

Confira essas e outras questões neste review do fim de 13 Reasons Why.

A verdade sobre Monty é revelada na 4ª temporada?

Imagem: Reprodução / Netflix
(Fonte: Netflix/Reprodução)

A chegada de Estela de la Cruz (Inde Navarrette), irmã caçula de Monty, na Liberty High pode ter deixado todo mundo pensando que ela traria algum drama explosivo, mas não foi bem assim. Quem tinha mais potencial de revelar tudo era Winston (Deaken Bluman), que estava saindo com Bryce.

Alex e Winston chegam a engatar um romance, mas Alex não segue em frente ao descobrir que ele era o álibi de Monty na noite em que Bryce foi assassinado. Alex confessa que matou Bryce, mas Winston decide não fazer nada por estar apaixonado.

Quem morre na última temporada de 13 Reasons Why?

Imagem: Reprodução / Netflix
(Fonte: Netflix/Reprodução)

Infelizmente, Justin (Brandon Flynn) tem uma morte trágica. Ele se recupera do vício em drogas, mas, no penúltimo episódio, confessa que teve uma recaída e desmaia no baile de formatura enquanto está dançando com Jessica.

No último episódio, é revelado que ele contraiu HIV durante o período em que morou na rua. O médico esclarece que ele corria altos riscos por conta do vício em drogas, além de ter trabalhado com sexo. Para completar, informa que o HIV evoluiu para AIDS. 

Devido às complicações neurológicas e respiratórias que surgem, Justin morre pouco antes da formatura. Jessica não contraiu o vírus porque eles sempre usaram preservativos. Durante o episódio, Clay (Dylan Minnette) tem visões de Justin, o que o ajuda a superar mais uma rodada de luto. 

Hannah Baker aparece na última temporada?

Imagem: Reprodução / Netflix
(Fonte: Netflix/Reprodução)

Depois do suicídio na 1ª temporada (que causou grande polêmica pela forma explícita como foi exibido e fez com que a Netflix precisasse editar a cena), Hannah Baker aparece como "espírito" pela última vez para Clay no ano seguinte.

Desta vez, é sobre Clay encontrar a paz depois de tanto sofrimento. Após uma conversa com o "espírito" de Justin, Clay vê a amiga sentada nas arquibancadas da quadra de esportes sorrindo para ele. Depois disso, ele está pronto para seguir em frente com a chegada de uma garota que quer conversar sobre a Universidade Brown, que os dois vão frequentar no próximo ano.

O fim de 13 Reasons Why

Imagem: Reprodução / Netflix
(Fonte: Netflix/Reprodução)

O sentimento de encerramento permeia as cenas finais da 4ª temporada de 13 Reasons Why com o funeral de Justin e a cerimônia de graduação. Os amigos enterram as fitas de Hannah, para que o espírito dela possa finalmente descansar, e fazem uma promessa de sempre estarem presentes quando um deles precisar de ajuda.

Nas últimas cenas, Clay discute um plano de tratamento com seu terapeuta (Gary Sinise) e depois aparece dirigindo com Tony (Christian Navarro) para longe de casa e dos últimos acontecimentos.

Será que teremos uma 5ª temporada de 13 Reasons Why? Não! Os quatro anos encerraram de vez a história dos adolescentes, e de maneira satisfatória, acreditamos, mesmo com altos e baixos ao longo do tempo.

Todas as temporadas estão disponíveis no serviço de streaming da Netflix.

Texto escrito por Mikaela Brasil Oliveira via Nexperts.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.