O Marvel Studios se tornou uma verdadeira fábrica de dinheiro para a Disney emplacando algumas das maiores bilheterias da história ao longo da última década, especialmente com os seus dois últimos lançamentos, “Pantera Negra” (2017) e “Vingadores: Guerra Infinita” (2018). E tudo isso começou lá em 2008, com “Homem de Ferro”, que teve detalhes de sua produção revelados nesta semana.
Em conversa com o vxfblog, os supervisores de efeitos especiais do primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel falam sobre a inspiração para o heads up display (HUD) que aparece diante dos olhos de Tony Starkj (Robert Downey Jr.) quando ele está usando o traje do Homem de Ferro.
Nossos vídeos em destaque
Interface do iPhone original, de 2007, inspirou os produtores de "Homem de Ferro".
Segundo Kent Seki, um dos responsáveis pela criação do HUD, a principal inspiração foi o iPhone. Ele revelou que Jon Favreau, o diretor da película, pediu que o elemento tivesse a mesma intuitividade do seu iPhone.
“Eu me lembro de uma discussão bem no começo da pós-produção com o Jon Favreu. Ele sacou o seu iPhone, que era uma novidade na época, e disse ‘Eu não quero pedir a você algo gráfico específico para o HUD, mas eu quero que seja intuitivo como o meu iPhone”, revelou Seki durante a entrevista.
Vale lembrar que o iPhone original foi lançado em junho de 2007, portanto, na época em que as filmagens do primeiro “Homem de Ferro” estavam sendo editadas e preparadas para o corte final do filme. Outro designer de efeitos especiais, Dav Rauch, relembra de algumas conversas com Favreu sobre o novo dispositivo da Apple.
“Ele dizia algo como ‘O que eu adoro nessa coisa é como ela simplesmente faz o que deveria fazer e meio que faz o que eu quero que ela faça, é bem intuitivo e simples’”, comentou. Rauch. “Nós pegamos o aparelho e ficamos olhando as transições do iPhone. Eu dizia ‘Essas transições são tão simples, são transições de aproximação, de deslizar. Não há nada de luxuoso neste telefone, o que é luxuoso aqui é o fato de ele funcionar e funcionar muito bem’”, completou.
Visual de "2001: Uma Odisseia no Espaço" também inspirou os produtos da primeira aventura do Universo Cinematográfico da Marvel.
Some-se ao estilo intuitivo do iOS mesmo em sua versão original a inspiração óbvia de “2001: Uma Odisseia no Espaço” e está feito o icônico visual que ajudou a consagrar o Homem de Ferro como o mais importante dos Vingadores no cinema.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)