Codemasters é a mais nova vítima dos hackers

Imagem de: Codemasters é a mais nova vítima dos hackers

Na sexta-feira, 3 de junho, foi detectado um acesso não autorizado no site da Codemasters. A notificação foi feita aos usuários por meio de um email pessoal alertando do ocorrido e relatando suas possíveis consequências. A empresa alega estar conduzindo investigações visando descobrir qual o tamanho da brecha que o invasor criou, além de ter já descoberto quais domínios o intruso teve acesso.

A produtora alegou que tão logo que a invasão foi identificada, os servidores foram rapidamente tirados do ar para proteger as contas e os dados pessoais dos membros. Porém, a medida não foi suficientemente rápida. No memorando enviado, os relatos confirmam possibilidades de invasão aos sites da Codemasters e seus sub-domínios, à página de acesso a DiRT 3 VIP Code e à loja eletrônica da CodeM.

(Fonte da imagem: Divulgação/Codemasters)

A desenvolvedora acredita que nomes dos usuários, endereços residenciais, endereços eletrônicos, números de telefones, senhas e passwords (encriptados) e histórico de dados tenham sido “comprometidos”.

A notícia que traz um pouco de alívio é que nenhum dado de pagamento ou números puderam ser roubados, ou mesmo acessados, uma vez que a Codemasters usa serviços externos (terceirizados) para cobranças e armazenamentos. Ou seja, essas informações permanecem seguras.

A Codemasters admite que sua base de dados foi comprometida. Embora não haja nenhuma confirmação efetiva de que as referências tenham sido realmente retiradas para alguma fonte externa, a possibilidade é real. Assim, o site da empresa ficará fora do ar por tempo indeterminado, sendo que todos os acessos serão redirecionados para o perfil da empresa no Facebook.

A desenvolvedora aconselha os usuários a trocarem todos os passwords que, eventualmente, estiverem associados a quaisquer contas com a CodeM. Caso o mesmo login e senha sejam usados em outros sites, deverão ser trocados da mesma forma. Na sequência, os jogadores precisam aumentar o cuidado com o monitoramento de vírus e spywares, e sempre lembrar que a Codemasters nunca pede pagamentos, números de cartão de crédito, detalhes de contas em emails.

Por fim, a desenvolvedora pede desculpa a todos os usuários pelo incidente e promete que está trabalhando para reparar os danos causados. Ela fará contato com cada jogador cadastrado que for afetado diretamente. Para maiores informações, ela disponibiliza o esclarecimento de dúvidas pelo endereço custservice@codemasters.com, lembrando que os serviços são em inglês.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.