Com certeza você já deve ter ouvido falar em raios lasers, principalmente se é fissurado em ficção científica ou em ciência. Mas, você sabe o real significado desta expressão e quais as aplicações que os lasers possuem?
O que significa?
Nossos vídeos em destaque
Laser é, na verdade, uma sigla em inglês que significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação). A idéia por trás de um laser é utilizar a emissão estimulada para desencadear uma ação em cascata entre as partículas de luz, ou seja, conseguir que todas essas partículas tenham o mesmo comportamento e se propaguem em uma mesma direção.
Quando isto acontece, surge o feixe do laser, que é chamado de feixe coerente, pois as partículas que o compõe possuem exatamente o mesmo comportamento, garantindo que o feixe seja estreito, concentrado, monocromático e bastante intenso.
Aplicações
Hoje os lasers estão mais presentes em nossa vida do que podemos imaginar, em consultórios médicos e odontológicos, reprodutores de CD e DVD, leitores de código de barra, salões de estética e até mesmo na telecomunicação.
Na área militar também é muito comum o uso desta luz como miras de precisão em armas de longo alcance. Há ainda os lasers usados por astrônomos para mostrar constelações e objetos no céu de forma muito mais prática e didática.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)