Microsoft está trabalhando em sistema radical para turbinar baterias

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft está trabalhando em sistema radical para turbinar baterias

Os engenheiros da Microsoft estão trabalhando em uma nova alternativa radical que pretende prolongar a vida das baterias. A ideia do projeto de pesquisa é construir computadores e tablets melhores e mais eficientes energicamente.

O sistema que está sendo criado pelos desenvolvedores e pesquisadores de universidades utiliza vários tipos de baterias que trabalham em conjunto com um software mais inteligente. Dessa forma, é possível manter a carga por um tempo bem superior aos valores atuais.

"Em vez de esperar a bateria perfeita, estamos usando toda a tecnologia disponível no momento", disse Ranveer Chandra, um dos principais pesquisadores da Microsoft Research, para o “Next at Microsoft”, o blog corporativo da empresa.

Baterias de hoje

O texto assinado por Allison Linn detalha como a tecnologia vai funcionar. Linn explica que um computador hoje pode ter mais de uma bateria do mesmo tipo, todas elas controladas pelo hardware, e não pelo software.

Apesar de os fabricantes estarem espremendo mais baterias nos dispositivos, falta ainda melhorar a capacidade de alimentação. Isso é um grande problema, pois os processadores e as telas evoluem muito mais rápido, gerando ainda mais consumo de energia.

De acordo com Linn, os novos aparelhos portáteis precisam de baterias mais versáteis, que possam oferecer um carregamento rápido antes de uma reunião, ou um carregamento mais duradouro durante um voo internacional.

Controle por software

A ideia por trás do sistema controlado por software desenvolvido pela equipe é combinar no mesmo computador várias baterias diferentes, cada uma delas otimizada para determinada tarefa. Ele funcionaria juntamente ao sistema operacional de modo a descobrir o que o usuário está executando para aplicar o tipo mais eficiente em determinado momento.

O projeto desenvolvido também conta com um recurso chamado “máquina de aprender a aprender”, que visa reconhecer os hábitos individuais dos usuários para que a vida útil da bateria seja prolongada conforme a pessoa usa o dispositivo.

Por exemplo: se uma pessoa costuma apresentar reuniões, estudar e jogar em determinados horários, isso significa que o computador tem que estar preparado para se adequar a cada tipo de situação, regulando os recursos de energia disponíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.