As conversas já aconteciam há algum tempo e o objetivo de ambos os lados é o mesmo,  mas ninguém sabia quando essa reunião daria frutos. Nesta quinta-feira (16), o momento chegou: a Cyanogen anunciou uma parceria com a Microsoft para trazer aplicativos e serviços da gigante para o sistema operacional móvel que começou como um simples mod e agora pretende desbancar o próprio Android.

O sistema operacional móvel Cyanogen contará com ferramentas pré-carregadas em áreas como produtividade, criação de conteúdo e serviços na nuvem. Já estão confirmadas as presenças de Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e Microsoft Office.

Por sua vez, a Microsoft prometeu fornecer uma integração nativa desses serviços com o Cyanogen OS. A ideia, claro, é fazer com que o consumidor se afaste cada vez mais da Google — desde o Android em si até as ferramentas básicas de navegação e consumo fornecidas pela empresa.

Até o momento, não há uma previsão precisa para o início dessa parceria: o anúncio oficial fala somente em "mais tarde neste ano", o que significa até dezembro de 2015.

Cupons de desconto TecMundo: