Esqueça os cabos! Microsoft quer carregar seu celular diretamente com luz

1 min de leitura
Imagem de: Esqueça os cabos! Microsoft quer carregar seu celular diretamente com luz

Usar smartphones é algo que quase todo mundo faz e ficar sem bateria nas horas mais impróprias também. E você deve estar cansado de saber que não é sempre que conseguimos encontrar um carregador ou uma tomada disponível para que a recarga possa ser feita rapidamente. Esse é um dos motivos pelos quais os sistemas de recarga sem fio são tão esperados.

Mas se você sempre ficou com dúvida sobre a real vantagem disso, agora você certamente vai querer que o futuro chegue mais depressa. Isso porque a Microsoft Research está criando um projeto que pode revolucionar o mercado, permitindo que os aparelhos sejam recarregados automaticamente e sem qualquer interferência dos consumidores. Trata-se do AutoCharge, que promete completar baterias por meio de raios de luz.

Reconhecimento automático

O principal trunfo do AutoCharge está no reconhecimento automático dos aparelhos — basta deixar o celular parado que a recarga começa. Ele possui um detector que utiliza uma câmera do Kinect para reconhecer onde estão os dispositivos, contando ainda com um controlador que consegue perceber os smartphones e acionar a lanterna UltraFire CREE XM-L T6. Tudo isso ainda é movido automaticamente por meio de motores de rotação, usados para que o foco seja otimizado.

É por meio da lanterna UltraFire CREE XM-L T6 que a energia é enviada para os aparelhos, que ainda se conectam ao carregador por Bluetooth. Isso faz com que o AutoCharge consiga reconhecer que o celular teve a bateria completamente carregada e então pare de enviar a energia. Ele também pode interromper o fornecimento quando o dispositivo for tirado do lugar.

Os pesquisadores afirmam que o processo é bem seguro, pois a energia é enviada de um modo totalmente focado para os smartphones, sem interferir em outros aparelhos ou mesmo nas pessoas. Por enquanto o AutoCharge ainda é um protótipo, mas os responsáveis garantem que deve ser possível vermos algo desse tipo em um futuro não muito distante. Você compraria algo parecido?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.