Imagem de: Esqueça os cabos! Microsoft quer carregar seu celular diretamente com luz

Esqueça os cabos! Microsoft quer carregar seu celular diretamente com luz

1 min de leitura
Avatar do autor

Usar smartphones é algo que quase todo mundo faz e ficar sem bateria nas horas mais impróprias também. E você deve estar cansado de saber que não é sempre que conseguimos encontrar um carregador ou uma tomada disponível para que a recarga possa ser feita rapidamente. Esse é um dos motivos pelos quais os sistemas de recarga sem fio são tão esperados.

Mas se você sempre ficou com dúvida sobre a real vantagem disso, agora você certamente vai querer que o futuro chegue mais depressa. Isso porque a Microsoft Research está criando um projeto que pode revolucionar o mercado, permitindo que os aparelhos sejam recarregados automaticamente e sem qualquer interferência dos consumidores. Trata-se do AutoCharge, que promete completar baterias por meio de raios de luz.

Reconhecimento automático

O principal trunfo do AutoCharge está no reconhecimento automático dos aparelhos — basta deixar o celular parado que a recarga começa. Ele possui um detector que utiliza uma câmera do Kinect para reconhecer onde estão os dispositivos, contando ainda com um controlador que consegue perceber os smartphones e acionar a lanterna UltraFire CREE XM-L T6. Tudo isso ainda é movido automaticamente por meio de motores de rotação, usados para que o foco seja otimizado.

É por meio da lanterna UltraFire CREE XM-L T6 que a energia é enviada para os aparelhos, que ainda se conectam ao carregador por Bluetooth. Isso faz com que o AutoCharge consiga reconhecer que o celular teve a bateria completamente carregada e então pare de enviar a energia. Ele também pode interromper o fornecimento quando o dispositivo for tirado do lugar.

Os pesquisadores afirmam que o processo é bem seguro, pois a energia é enviada de um modo totalmente focado para os smartphones, sem interferir em outros aparelhos ou mesmo nas pessoas. Por enquanto o AutoCharge ainda é um protótipo, mas os responsáveis garantem que deve ser possível vermos algo desse tipo em um futuro não muito distante. Você compraria algo parecido?

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Esqueça os cabos! Microsoft quer carregar seu celular diretamente com luz