Na onda do Mantle: DirectX 12 aproveita a CPU de forma inteligente

1 min de leitura
Imagem de: Na onda do Mantle: DirectX 12 aproveita a CPU de forma inteligente
Imagem: Divulgação/MSDN

Ano passado, a AMD lançou a API (conjunto de aplicações e instruções para placas de vídeo) de codinome Mantle, a qual prometia revolucionar o mundo dos games e oferecer desempenhos extraordinários usando apenas linhas de código.

A promessa de que uma biblioteca que trabalhasse em baixo nível — diretamente em contato com o hardware — era interessante. Tanto é verdade que isso motivou Apple (com a Metal), Khronos (com o novo OpenGL) e Microsoft (com o DirectX) a migrarem seus softwares para modelos similares.

Que o DirectX 12 vai trabalhar de forma parecida nós já sabíamos, porém algumas imagens que surgiram na web esta semana comprovam um pouco da performance superior que a desenvolvedora vem prometendo.

Atualizando o software

O grande diferencial da nova versão da API para obter melhorias no desempenho está justamente na divisão mais coerente das cargas de processamento, garantindo que mais threads (e núcleos) do processador trabalhem simultaneamente. No DirectX 11, as tarefas eram focadas em um único núcleo, o que gerava mal aproveitamento dos recursos.

Além dessa modificação, a Microsoft fez algumas alterações nas cargas de trabalho e removeu algumas configurações desnecessárias do modo de kernel. Na prática, isso pode significar uma melhoria de duas vezes na performance do processador durante a execução dos jogos, aproveitando até quatro núcleos simultaneamente.

Conforme nota o site WCCF Tech, a simples atualização do DirectX 11 para o 12 não significa que os frames dos jogos vão duplicar, já que essas melhorias são apenas na CPU e não diretamente na GPU (o processador gráfico), que é a verdadeira responsável pela parte visual.

É válido ressaltar ainda que parte das melhorias no código da Microsoft se deve a um ato de boa vontade da AMD, que, de acordo com o chefe do departamento de jogos da AMD, Richard Huddy, auxiliou a desenvolvedora do DirectX a entender como algumas mudanças poderiam resultar em um avanço na API. Daí a semelhança entre os dois softwares.

A Microsoft não deu detalhes oficiais sobre o lançamento do DirectX 12 e ainda há dúvidas de que ele seja disponibilizado para o Windows 7. De qualquer forma, a API da Microsoft promete muito e é só uma questão de tempo até que possamos vê-la em funcionamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.