Sem muito alarde e apostando no mais óbvio, a Microsoft confirmou ao The Verge que a marca "Nokia", que ainda estava presente em alguns serviços e na linha de tablets e smartphones da empresa, será deixada de lado e substituída por outro nome. A partir de agora, ela passa a atender por "Microsoft Lumia".

A mudança é gradual. O nome "Nokia" saiu dos apps (que viraram só Lumia), o site mobile Nokia.com virou da Microsoft e algumas contas regionais em redes sociais, como Twitter e Facebook da Nokia France, logo virarão "Microsoft Lumia". A transição deve ser completada em algumas semanas.

Quando a Microsoft comprou a divisão mobile da Nokia, em 2013, o que restou da companhia finlandesa passou a oferecer serviços mais específicos em redes e mapeamento — e manter o nome dessa outra companhia não fazia muito sentido, apesar de ter sido ela a popularizar a série Lumia. Agora que o acordo já está fechado e é notório que a marca pertence à Microsoft, a gigante não deve achar que há algum problema em cortar o vínculo da série com a antiga dona.

A única dúvida é em relação ao nome e ao visual dos aparelhos: será que eles serão chamados de Microsoft Lumia ou só de Lumia? E a logo da Nokia vai desaparecer dos painéis dos aparelhos e ser substituída por alguma coisa? Pelo jeito, será preciso esperar por alguma revelação de produto no final do ano ou só em 2015.

Cupons de desconto TecMundo: