Seria um novo e mais leve SO ou apenas um atualização gratuita? (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

De acordo com fontes ligadas à Microsoft que conversaram com o ZDNet e The Verge, a empresa está trabalhando em uma versão simplificada do Windows 8.1 que deve ser gratuita. Há indicações de que o Bing poderá ser o centro desse sistema operacional de alguma forma ainda obscura para nós. Fora isso, há relatos de que essa versão será responsável por unificar os principais serviços da Microsoft, o que deve incluir aí ferramentas como o OneDrive, além do próprio buscador Bing.

Como você já pode estar imaginando, um sistema operacional simplificado, extremamente ligado a um buscador e que deve unificar os serviços da Microsoft pode ser na verdade uma tentativa de parar o crescimento do Chrome OS, da Google, que tem uma proposta extremamente parecida.

Para manter a base de clientes

Há relatos ainda de que essa versão simplificada e gratuita do Windows será uma alternativa barata para a migração de antigos PCs com Windows XP e 7 para a nova plataforma. Há algum tempo, já se falava que a Google estava a fim de simular o funcionamento de apps EXE, do ambiente Windows, em seu Chrome OS através da computação em nuvem. Com isso e na iminência do fim do suporte ao Windows XP, se abriria uma brecha enorme para migração dos antigos clientes da Microsoft para plataformas de outras empresas.

Além de ser gratuita, essa versão do Windows 8.1 seria leve o suficiente para funcionar com chips de baixo processamento da arquitetura ARM, o que tornaria computadores fabricados especificamente para esse SO muito mais baratos que os atuais x86 e x64. Acredita-se, portanto, que o “Windows 8.1 com Bing”, como tem sido chamado, será disponibilizado também diretamente para fabricantes de PCs.

Como os rumores sobre o assunto ainda são bastante incipientes, não podemos calcular uma previsão para a chegada no mercado desse novo SO. De qualquer maneira, há relatos de que a empresa pretende lançar uma “atualização importante” do Windows 8.1 em 8 de abril, mesmo dia em que o Windows XP verá o fim do seu suporte. Coincidência? Há quem diga que alguma coisa bem interessante está por vir nessa data emblemática.

Cupons de desconto TecMundo: