Resumo: conferência da Microsoft na E3 2013 [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Resumo: conferência da Microsoft na E3 2013 [vídeo]

Após anunciar o Xbox One em um evento próprio, a Microsoft aproveitou sua conferência na E3 para mostrar diversos games para o novo console. O Baixaki Jogos acompanhou de perto o que foi apresentado pela empresa e, neste vídeo, traz tudo de importante que você vai poder conferir de perto nos próximos meses.

Metal Gear Solid V: Phantom Pain

A apresentação começou com a exibição de um novo trailer de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mostrando um pouco mais do que podemos esperar da Fox Engine. No vídeo, vemos Big Boss cavalgando por um deserto no jogo que marca a estreia da série em um universo com mundo aberto.

O título incorpora mudanças climáticas em tempo real, uma grande variedade de veículos e novos modos de esconder o herói. A promessa é de que o game mude totalmente as mecânicas de stealth que conhecemos atualmente.

O trailer também revelou alguns dos coadjuvantes do título, como Revolver Ocelot, Skull Face e Emmerich. O game está muito bonito, e promete fazer jus à fama da franquia criada por Hideo Kojima.

Xbox 360

Em seguida, Don Mattrick e Hideo Kojima subiram ao palco e confirmaram que o recurso SmartGlass vai estar presente no jogo. Antes de apresentar os jogos do Xbox One, Mattrick chamou Yusuf Medhi para mostrar o que ainda podemos esperar para o Xbox 360.

Medhi apresentou uma nova versão do Xbox 360, que está disponível nas lojas a partir do dia 10 de junho. Segundo ele, do dia primeiro de julho até o lançamento do Xbox One, assinantes da Xbox LIVE Gold vão receber dois jogos gratuitos a cada mês, sem nenhuma cobrança adicional futura.

A Microsoft também confirmou o lançamento de três jogos para o Xbox 360. Entre eles está World of Tanks, um MMO no qual você entra em um confronto entre tanques. O jogo já é famoso entre os jogadores de PC e, segundo seus criadores, o console da Microsoft apresenta o ambiente perfeito para suas partidas online.

Além disso, a plataforma vai receber Max: The Curse of Brotherhood, game de plataforma estrelado por um garoto que quer se livrar de seu irmão menor. Para finalizar, um novo trailer de Dark Souls 2 mostra as armas que o game possui para fazê-lo morrer diversas vezes antes que você consiga terminá-lo.

Ryse: Son of Rome

Voltando para o Xbox One, a Microsoft apresentou a primeira propriedade intelectual nova do console. Desenvolvido pela Crytek, Ryse: Son of Rome é um game de ação que apresenta gráficos belíssimos. No jogo, você vai assumir o papel do general romano Marius Titus que terá que usar táticas de combate violentas para vencer hordas bárbaras em campos de batalha repletos de soldados.

Para mostrar que aquilo visto na tela era real, um funcionário da Microsoft usou o controle do console para movimentar o personagem ao vivo. Além de enfrentar inimigos diretamente, será possível dar ordens a soldados aliados para destruir torres, defender algum ponto ou destruir uma unidade de arqueiros. O jogo estará disponível na mesma data que o video game chegar às lojas.

Killer Instinct e Sunset Overdrive

Bastante aguardado pelos fãs da Rare, um novo Killer Instinct vai marcar sua estreia no novo console da Microsoft. No pequeno trailer mostrado pela empresa é possível ver a volta de personagens como Jago, Glacius e Sabrewulf. Desde já, esse é um dos jogos mais aguardados para a plataforma.

Criado pela Insomniac exclusivamente para a plataforma, Sunset Overdrive é um jogo de tiro em mundo aberto que promete mudar a cada dia. O título incorpora um estilo gráfico cartunesco que lembra bastante o visual de Team Fortress 2. Ao que tudo indica, o game vai se tratar de uma experiência que só poderá ser jogada online.

Forza Motorsport 5

Demonstrado junto à revelação do Xbox One, Forza Motorsport 5 também deu as caras na apresentação, destacando a parceria que seus desenvolvedores fizeram com a McLaren. A equipe da Microsoft trouxe ao palco um dos carros mais avançados já criados pela montadora, cujas características superam até mesmo os veículos usados na Fórmula 1 atual.

O jogo surpreende pela apresentação fotorrealista que, segundo a Microsoft, roda sem problemas no hardware do Xbox One. Segundo os desenvolvedores, o console transcende os limites impostos por texturas e contagens de polígonos, permitindo a criação de experiências que retratam fielmente o que conhecemos como realidade.

O game de corrida vai usar o poder da nuvem para criar competidores que realmente parecem humanos. Para isso, o jogo vai avaliar a maneira como você dirige e em seguida vai enviar esses dados para a internet. Mesmo quando você não está jogando, seu "gravatar" pode participar de corridas com outras pessoas e acumular pontos de experiência para seu perfil.

Jogos independentes

Phil Harrison subiu ao palco para reafirmar o compromisso da Microsoft com os desenvolvedores independentes. Prova disso é o lançamento de uma versão aprimorada de MineCraft, que vai ganhar novos itens e possibilidades em uma versão remodelada para o console da Microsoft.

Harrison também apresentou mais detalhes de Quantum Break, jogo exclusivo desenvolvido pelo estúdio Remedy. Mistura entre game e programa televisivo, o game promete oferecer uma nova experiência de entretenimento cujo desenvolvimento vai se dar mediante as decisões feitas pelos jogadores.

Outra novidade é D4, um game de mistério que vai ser lançado de forma episódica para a plataforma. Pelo que o trailer divulgado deu a entender, o título deve apresentar diversos elementos sobrenaturais que devem assustar os jogadores.

Project Spark aposta no compartilhamento de conteúdos gerados pelos próprios usuários, que podem usar o Kinect para criar ambientes totalmente personalizados. Com o SmartGlass, é possível esculpir detalhes do mundo desenvolvido, permitindo que ele fique com uma aparência única.

Xbox LIVE

Marc Whitten subiu ao palco para falar sobre as novas opções oferecidas pela versão remodelada da Xbox LIVE. Com o auxílio da tecnologia SmartGlass, agora é possível usar tablets ou smartphones compatíveis para acessar áreas como troféus, visualizar listas de amigos e comparar seus status com os de outros jogadores.

A partir de agora, é possível jogar um game enquanto você espera o carregamento de uma partida online de outro título. Para exibir como esse recurso funciona, o comando de voz do Kinect foi utilizado para pular de uma partida de Ryse para um confronto em Killer Instinct.

Através do Upload Studios, jogadores agora podem gravar, editar e compartilhar vídeos dos jogos reproduzidos pelo Xbox One. Com a ajuda do Kinect, é possível inclusive gravar comentários de áudio e mudar os planos de fundo e textos criados com o auxílio do video game.

Além disso, uma parceria com o site Twitch permite fazer a transmissão ao vivo de qualquer game disponível para Xbox One. A Microsoft também removeu a limitação do número de amigos que é possível ter no sistema, decretou o fim dos MS Points e afirmou que basta uma conta LIVE Gold para que todas as pessoas em sua casa possam acessar os serviços da empresa.

Crimson Dragon e Dead Rising 3

Produzido pelo mesmo criador da série Phanzer Dragoon, Crimson Dragon traz uma série de combates aéreos para a plataforma da Microsoft. Ao que tudo indica, será possível controlar diversos dragões na nova aventura exclusiva para a plataforma.

Já a Capcom Vancouver anunciou o desenvolvimento de Dead Rising 3, game que traz o universo de zumbis para um game de mundo aberto. Assim como acontece nos capítulos anteriores da série, é possível combinar uma série de ferramentas encontradas nos ambientes para derrotar os mortos-vivos.

O game vai ser exclusivo para o Xbox One e, ao que tudo indica, vai chegar às lojas bem próximo ao lançamento do console.

The Witcher 3: Wild Hunt

Embora não seja exclusivo para Xbox One, The Witcher 3: Wild Hunt vai apresentar algumas características exclusivas para o video game. Entre elas estão o suporte ao SmartGlass para gerenciamento de inventários e comandos de voz nativos que serão recebidos pelo novo Kinect.

O game vai apresentar ambientes gigantescos, divididos em regiões bastante diferentes entre si. Desde pântanos infestados de lobos e outros criaturas até mares povoados por sereias, o game promete oferece uma experiência bastante divertida para os fãs da fantasia medieval.

Battlefield 4 e Below

Conforme esperado, a Electronic Arts subiu ao palco para demonstrar Battlefield 4 e todo o poder da engine Frostbite 3. O game possui um sistema de iluminação impressionante, mostrando ambientes realistas que retratam um verdadeiro desastre militar, com direito a diversas explosões e tiroteios alucinantes.

Criado por uma equipe comandada por Phil Spencer, Below é um jogo que até o momento permanece um mistério. Pelo pequeno trailer divulgado por sua equipe de desenvolvimento, ainda não é possível ter uma ideia muito completa do que esperar do novo título.

Novo Halo e Titanfall

Master Chief também deve dar as caras em um título inédito para o novo console. Ao que tudo indica, o game deve se relacionar à série de TV produzida por Steven Spielberg. O game vai rodar constantemente a 60 quadros por segundo, usando todo o poder da nuvem para aprimorar as capacidades surpreendentes do novo console.

Para finalizar, a Respawn Entertainment revelou o misterioso Titanfall, game de combate em larga escala que incorpora jetpacks e mechas para criar combates realmente alucinantes. O jogo é exclusivamente online, apresentando uma jogabilidade que lembra muito o que é visto na série Call of Duty.

Data de lançamento e preço

A Microsoft aproveitou a conferência para confirmar que o Xbox One vai ter ser lançado em novembro deste ano em 21 países. A empresa afirmou que o novo console vai estar disponível em uma única versão que vai custar US$ 499 aos consumidores — preço bastante compatível com as expectativas criadas até o momento.

Essa foi somente a primeira parte de nossa cobertura exclusiva da E3 2013. Continue ligado no Tecmundo e no Baixaki Jogos para conferir todas as conferências, trailers e prévias exclusivas preparadas por nossa equipe de Los Angeles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.