A chegada de um novo smartphone da Microsoft vem sendo bastante aguardada no mercado, principalmente por quem se decepcionou com o Windows Phone. E se depender dos boatos que movimentaram a web na manhã desta terça-feira (06), a expectativa com relação ao poder do aparelho só aumenta: uma descrição flagrada em canal de vídeos chinês traz recursos bem interessantes.

Descrição flagrada no Bilibili

As informações estavam em um conteúdo da Gigante de Redmond em uma conta oficial junto ao Bilibili, que oferece muitos animes e funciona de forma semelhante ao YouTube. O material, que logo foi retirado do ar, teria confirmado o nome do dispositivo: ao invés de Surface Phone seria Surface Mobile.

Hardware e software

O texto indica que o processador será um Snapdragon, descrito no texto de apresentação do vídeo como “o perfeito equilíbrio entre desempenho e consumo de energia”. Especialistas não estão tão animados com relação a isso, pois há indícios de que a Microsoft possa usar um hardware intermediário no interior de um produto top de linha. Muitos apostam no Snapdragon 660, ainda que hajam rumores sobre o Snapdragon 835.

Outra possibilidade, ainda que menor, é a do aparelho vir com tela dupla em um design dobrável, algo que foi visto em uma das patentes da Microsoft alguns meses atrás.

O Surface Mobile rodaria o Windows 10 Mobile e a descrição no Bilibili trouxe algo que não havia sido ventilado até então e pode animar muito os usuários: o dispositivo daria suporte a aplicações Win32, ou seja, rodaria programas executáveis do Windows 10 e não somente os apps para smartphones e tablets. Ainda não dá para saber se isso estaria ligado apenas à funcionalidade Continuum ou seria nativo.

Aparentemente, os telefones terão duas variantes, chamadas de Surface Peking e Surface Slovania, que teriam tamanhos de tela e configurações internas diferentes.

Continuum e Surface Pen

O Surface Mobile viria com o Continuum embutido. Assim você poderia continuar suas tarefas iniciadas na versão desktop do Windows 10 em seu smartphone, com a possibilidade de conectar em outras telas e usar o dispositivo móvel como se fosse uma máquina de mesa — com limitações de aplicações, é claro. A autonomia de uso seria apenas de uma hora, para não aquecer demais o hardware e evitar o desgaste da bateria.

Função Continuum teria papel de destaque no aparelho

Muita gente aposta que um dos periféricos mais requisitados pelos usuários finalmente deve dar as caras no novo aparelho: a Surface Pen, que teria um design especial para o telefone. A caneta já viria com integração ao OneNote.

Mas… será?

Ainda não há nada confirmado pela Microsoft, nem mesmo se o conteúdo retirado do ar no canal chinês era de fato de fonte oficial da empresa. Contudo, o foco da companhia em funções híbridas e o esforço em promover a experiência do Windows 10 em diversas telas podem indicar que algumas das expectativas descritas acima possam realmente se tornar realidade. O jeito é aguardar mais um pouco.

Cupons de desconto TecMundo: