Microsoft pode ter revelado o Surface Mobile em canal de vídeos chinês

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft pode ter revelado o Surface Mobile em canal de vídeos chinês

A chegada de um novo smartphone da Microsoft vem sendo bastante aguardada no mercado, principalmente por quem se decepcionou com o Windows Phone. E se depender dos boatos que movimentaram a web na manhã desta terça-feira (06), a expectativa com relação ao poder do aparelho só aumenta: uma descrição flagrada em canal de vídeos chinês traz recursos bem interessantes.

Descrição flagrada no Bilibili

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As informações estavam em um conteúdo da Gigante de Redmond em uma conta oficial junto ao Bilibili, que oferece muitos animes e funciona de forma semelhante ao YouTube. O material, que logo foi retirado do ar, teria confirmado o nome do dispositivo: ao invés de Surface Phone seria Surface Mobile.

Hardware e software

O texto indica que o processador será um Snapdragon, descrito no texto de apresentação do vídeo como “o perfeito equilíbrio entre desempenho e consumo de energia”. Especialistas não estão tão animados com relação a isso, pois há indícios de que a Microsoft possa usar um hardware intermediário no interior de um produto top de linha. Muitos apostam no Snapdragon 660, ainda que hajam rumores sobre o Snapdragon 835.

Outra possibilidade, ainda que menor, é a do aparelho vir com tela dupla em um design dobrável, algo que foi visto em uma das patentes da Microsoft alguns meses atrás.

O Surface Mobile rodaria o Windows 10 Mobile e a descrição no Bilibili trouxe algo que não havia sido ventilado até então e pode animar muito os usuários: o dispositivo daria suporte a aplicações Win32, ou seja, rodaria programas executáveis do Windows 10 e não somente os apps para smartphones e tablets. Ainda não dá para saber se isso estaria ligado apenas à funcionalidade Continuum ou seria nativo.

Aparentemente, os telefones terão duas variantes, chamadas de Surface Peking e Surface Slovania, que teriam tamanhos de tela e configurações internas diferentes.

Continuum e Surface Pen

O Surface Mobile viria com o Continuum embutido. Assim você poderia continuar suas tarefas iniciadas na versão desktop do Windows 10 em seu smartphone, com a possibilidade de conectar em outras telas e usar o dispositivo móvel como se fosse uma máquina de mesa — com limitações de aplicações, é claro. A autonomia de uso seria apenas de uma hora, para não aquecer demais o hardware e evitar o desgaste da bateria.

Função Continuum teria papel de destaque no aparelho

Muita gente aposta que um dos periféricos mais requisitados pelos usuários finalmente deve dar as caras no novo aparelho: a Surface Pen, que teria um design especial para o telefone. A caneta já viria com integração ao OneNote.

Mas… será?

Ainda não há nada confirmado pela Microsoft, nem mesmo se o conteúdo retirado do ar no canal chinês era de fato de fonte oficial da empresa. Contudo, o foco da companhia em funções híbridas e o esforço em promover a experiência do Windows 10 em diversas telas podem indicar que algumas das expectativas descritas acima possam realmente se tornar realidade. O jeito é aguardar mais um pouco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.