Assustador! Inteligência artificial da Microsoft legenda fotos por você

1 min de leitura
Imagem de: Assustador! Inteligência artificial da Microsoft legenda fotos por você
Imagem: CaptionBot

A Microsoft lançou um novo e divertido teste de uma de suas inteligências artificiais. Trata-se do CaptionBot, um robô que "lê" fotos postadas por você e tenta criar uma legenda descrevendo o que está na imagem.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do CaptionBot e fazer o upload de uma foto do seu computador ou colocar o link da imagem. Os resultados saem na hora e são no mínimo impressionantes — ela reconhece objetos, paisagens e até algumas celebridades. A descrição envolve cores, ambientação, expressões e até a cor da roupa de alguém.

A inteligência combina dois mecanismos diferentes. Um faz o reconhecimento da imagem, enquanto o outro atua no processamento da linguagem e conversão do dado em palavras. Ao estudar fotos já catalogadas, o software "aprende" a detectar melhor e replica o processo feito por humanos de legendar e descrever fotos.

Dá certo?

Em nossos testes, colocamos o CaptionBot para reconhecer celebridades e objetos. No primeiro caso, ele se saiu mal: Rami Malek, de "Mr. Robot", não foi reconhecido e o robô achou que ele era uma mulher. Renato Aragão, o Didi, não está no banco de dados da empresa, mas a expressão foi bem definida. Já Neymar fazendo um sinal de positivo virou "um homem falando ao celular". Por fim, Donald Trump com uma gravata e uma cara de irritado ele acertou em cheio.

Quando colocamos duas pessoas no mesmo retrato, ele acertou a expressão dos dois, mas chutou uma celebridade. Em objetos, ele vai melhor. Reconheceu perfeitamente cachos de banana . Você pode dar uma "nota" para a análise a cada consulta, ajudando a melhorar o bot com o tempo. O produto é fruto de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft e não se sabe qual será a aplicação dele no futuro — mas já podemos ficar ansiosos por uma Cortana "lendo" imagens para nós, por exemplo. Como medida de segurança, a empresa garante que não armazena dados pessoais das fotos postadas.

Você tem medo da inteligência artificial? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.