Microsoft Edge: como salvar páginas da web para leitura offline

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Edge: como salvar páginas da web para leitura offline
Imagem: WinBeta
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O navegador Microsoft Edge é uma das principais novidades do Windows 10. Sendo considerado o sucessor direto do polêmico Internet Explorer, o browser foi projetado para ser tão ágil quanto os primeiros programas da categoria (como o Google Chrome, o Opera e o Mozilla Firefox), além de trazer uma série de novos recursos muito úteis para o usuário.

Uma funcionalidade interessante é a “Lista de leitura”. Com ela, você consegue guardar páginas da web inteiras para ler posteriormente mesmo quando seu computador não estiver conectado à internet. Dessa forma, quando você visitar um artigo bastante extenso e não tiver tempo para lê-lo na integra no momento, basta usar tal recurso para mantê-lo guardado em inventário offline.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É muito simples adicionar sites para a Lista de leitura. Simplesmente visite a página desejada e, em seguida, clique sobre o ícone de bloco de anotações (localizado na barra de tarefas do browser, próximo dos botões minimizar, maximizar e fechar).

Você entrará em um modo especial no qual é possível rabiscar e adicionar comentários na página – porém, ignore essas opções. Na barra roxa, encontre o botão “Salvar” (ícone de um disquete) e clique nele. No menu que se abre, selecione “Lista de leitura”, edite o nome da página (se necessário) e clique em “Adicionar”.

Você já pode clicar na opção “Sair” da barra roxa para fazer o navegador voltar ao normal. Agora faça um teste: ative o modo avião do Windows (para fazer com que seu computador fique offline), reabra o Microsoft Edge e clique no ícone das três barrinhas, conforme exemplificado na imagem a seguir.

Você encontrará a página salva na opção “Lista de leitura” e poderá abri-la para ler mesmo sem acesso à internet. Vale observar que o Edge salva uma espécie de screenshot do site, e isso pode fazer com que certos aspectos da formatação original não sejam reproduzidos. Além disso, recursos de interatividade – como vídeos e galerias – naturalmente não poderão ser vistos nas páginas offline.

Você acha que o Microsoft Edge tem chances contra outros navegadores? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.