Spartan! Veja a Cortana em ação no Internet Explorer do Windows 10 [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Spartan! Veja a Cortana em ação no Internet Explorer do Windows 10 [vídeo]

Em janeiro deste ano, a Microsoft finalmente apresentou e detalhou a nova versão do Internet Explorer, chamada internamente de Project Spartan. O problema é que muito pouco foi realmente exibido: só tivemos acesso a pouco conteúdo visual, já que ele foi mostrado somente durante uma conferência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora, a história é diferente. O site WinBeta obteve uma cópia funcional do Spartan e não perdeu tempo: produziu o vídeo acima para mostrar um pouco do navegador do Windows 10 em ação.

O foco está no uso da assistente pessoal Cortana, que é talvez o grande destaque do Spartan. Ao digitar o endereço de um restaurante, o usuário obtém logo de cara uma aba especial que, quando clicada, expande para uma série de informações fornecidas pela auxiliar. Há direções (e uma integração com o Bing Maps, claro), menu (se disponibilizado pelo estabelecimento), possibilidade de fazer reservas, resenhas de clientes e mais dados que só seriam encontrados depois de alguns cliques.

É possível ainda selecionar um conteúdo (como um lugar, por exemplo), clicar no texto com o botão direito e obter a opção "Ask Cortana". Isso faz com que a aba lateral seja aberta com detalhes do conteúdo pesquisado sem que você precise sair da página principal. Essa função também pode funcionar como dicionário ou consultora de previsão do tempo direto da barra de endereços.

Novas fotos do Windows 10

De bônus, o site russo Wzor divulgou uma série de capturas de tela vazadas da build 10022 do Windows 10. Elas não revelam nenhuma função nova, mas servem como nova prévia da Technical Preview, que será lançada nas próximas semanas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.